GM anuncia nesta quinta sua terceira expansão no RS

GM anuncia nesta quinta sua terceira expansão no RS

Etapa será acompanhada por nova linha de produção, agora direcionada ao mercado internacional

Correio do Povo

Unidade da GM já foi responsável pela fabricação de 3 milhões de veículos

publicidade

Denominado inicialmente de “Arara Azul”, o projeto da empresa General Motors (GM), iniciado há duas décadas, dará mais um importante passo no Rio Grande do Sul. Essa será a terceira ampliação da montadora na unidade de Gravataí. E também deverá ser acompanhada pela apresentação da nova linha de produção, que deverá ser comercializada mundialmente.

A primeira ampliação da planta em Gravataí ocorreu em outubro de 2006, quando houve lançamento do modelo Chevrolet Prisma. Na época, a fábrica havia atingido a capacidade de 230 mil automóveis por ano. Quase quatro anos depois, em junho de 2010, começava a segunda expansão, desta vez junto ao projeto Onix, o que permitiu dois anos após o lançamento do Chevrolet Onix. Com esta ampliação, a capacidade de produção subiu para 350 mil veículos/ano.

Conhecida por sua característica inovadora e estar em um complexo formado pelos seus principais fornecedores, a unidade da GM já foi responsável pela produção de mais de 3 milhões de veículos. Atualmente, são produzidos os modelos do Chevrolet Prisma e o Chevrolet Onix, que representam, segundo a GM, quase 10% do total de emplacamentos no setor no Brasil.


Capa do Correio do Povo na época da inauguração | Foto: Guilherme Testa

O complexo reúne 19 empresas, principalmente de sistemistas, que são as fornecedoras de peças. A sua instalação foi a responsável por uma mudança significativa no perfil econômico da região, especialmente na ampliação da receita do município. Em relação ao empreendimento a ser inaugurado, o retorno em tributos para a cidade deverá ocorrer a partir de 2021, cerca de um ano após a unidade começar a operar. “Mesmo assim, desde já gera animação para a região, com reflexos na área imobiliária e expansão urbana. Todos se aproximam para onde os negócios dão uma sinalização positiva”, explica o prefeito de Gravataí, Marco Alba.

A ampliação na produção e na fábrica não beneficiaria somente Gravataí, mas outros pontos do Estado. Um exemplo é o polo metal-mecânico na região da Serra, que abrange centenas de fornecedores dentro da cadeia produtiva do polo automotivo. Segundo o vice-presidente da Abimaq-RS, Ernani Cauduro, o anúncio traz impacto importante, especialmente no momento em que o país vive recessão prolongada. “Vem em ótima hora. É uma grande oportunidade para o setor de máquinas e equipamentos”, destacou.

Mercosul

A Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, tendo atuação em mais de 100 países e vendas anuais que superam 4 milhões de unidades. Com a unificação das operações de Argentina e Brasil, neste ano, a GM Mercosul conta com quatro complexos industriais, sendo três em solo brasileiro (São Caetano do Sul, São José dos Campos e Gravataí) e um argentino (cidade de Rosário. Além disso, há outras unidades de produção de componentes e motores. 

Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895