Governador Eduardo Leite abre o calendário de reuniões-almoço do Sinduscon para 2023

Governador Eduardo Leite abre o calendário de reuniões-almoço do Sinduscon para 2023

Evento ocorreu nesta segunda-feira

Kyane Sutelo

Evento ocorreu nesta segunda-feira

publicidade

Um evento debateu, nesta segunda-feira, como a construção civil é pensada no Programa de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul. O Governador Eduardo Leite foi o primeiro convidado do ano do Encontro de Almoço do Sindicato da Construção Civil do Estado (Sinduscon-RS). O calendário de reuniões almoço da entidade para 2023 foi aberto na sede da entidade, no bairro Auxiliadora, com casa cheia, mesmo sendo um evento fechado para associados e convidados. O presidente do Sinduscon-RS, Claudio Teitelbaum, destacou ao governador a representatividade do setor para os gaúchos. "A gente impacta 94 outras cadeias produtivas com a nossa atuação", afirmou, observando também receio de que a reforma tributária aumente o impacto na construção civil.

O governador garantiu que vai levar a demanda do setor às reuniões que participar sobre a nova forma de tributação articulada pelo governo federal. Leite destacou a importância do processo de retomada do desenvolvimento do Estado, após os impactos negativos da pandemia para diversos setores, como a construção civil. "A incapacidade de pagamento de salários fez perder talentos", afirmou o governador. Para a reestruturação, ele destacou o programa Avançar, com investimento de R$ 6,5 bilhões em diferentes áreas, incluindo R$ 1,6 bilhões em obras de infraestrutura, por convênios em diferentes municípios. Se eu quero mudar a vida das pessoas, preciso melhorar as cidades", disse o Chefe do Executivo gaúcho.

Um tema em destaque no encontro foram as parcerias público-privadas e as obras advindas das PPPs. Eduardo Leite fez questão de salientar a aposta do governo na concessão da Corsan e garantiu que, mesmo que o governo federal sinalize na direção oposta, segue acreditando nos processo de privatização como caminho adequado. "Eu asseguro que o Estado do RS não retrocederá", disse o governador. A diminuição da burocracia foi outro ponto abordado por Leite. Ele afirmou que o novo Código do Meio Ambiente permitirá novos avanços nos licenciamentos, que irão beneficar novas atividades.

O vice-presidente do Sinduscon-RS, Sergio Bottini, compôs a mesa do evento ao lado do presidente do sindicato e do governador. Também participaram do encontro representantes de secretarias do Estado, como a secretária de Obras Públicas, Izabel Christina Cotta Matte, o secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Fabricio Guazzelli Peruchin, a secretária de Comunicação, Tânia Moreira, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. Ainda esteve presente o secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, e representantes da Assembleia Legislativa.O evento teve patrocínio de Banrisul, Sulgás e Casa do Fitness, além do apoio do Senai.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895