O lançamento dos editais, conforme Tarso, integra a Política Industrial. Ele destacou que o setor tem cada vez mais participação no PIB do País. "Um dos setores que nós temos uma política específica e uma atenção muito concentrada é a indústria criativa. Este é um impulso da secretaria para esse padrão de desenvolvimento".
O secretario de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, afirmou que a iniciativa visa a ampliar as políticas voltadas à ciência e aumentar a transferência de tecnologias. "Isso vai servir para apoiar as empresas que produzem os games, na área de audiovisual, no design de produtos de moda".
Setores contemplados
Audiovisual: são consideradas formas que combinam elementos sonoros e imagem, bem como a cada produto gerado por essas formas da comunicação, ou ainda à tecnologia empregada para registro, tratamento e exibição de som e imagem. Compreende atividades como filmes, televisão, rádio e outras formas de transmissão.
Novas mídias: refere-se à soma das tecnologias e metodologias voltadas à comunicação que diferem dos tradicionais como televisão, rádio, imprensa, etc. As "novas mídias" possibilitam interação maior com o usuário, são multifuncionais, e articulam principalmente com internet e tecnologias móveis. Compreende as atividades de software, jogos digitais, conteúdo criativo digital, simulação e animação.
Design: voltado à idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de bens e serviços direcionados para as necessidades do consumidor; é uma atividade estratégica, técnica e criativa, que visa à melhoria dos aspectos funcionais ergonômicos e visuais. Compreende as atividades do design de moda e design de produto.