O ministro também retirou o IPI para a linha de móveis por três meses. Até então, o imposto era de 5%. Segundo Mantega, uma edição extra do Diário Oficial da União colocará a medida em vigor ainda na segunda. As desonerações atingem também os revestimentos laminados, que tiveram a alíquota do imposto zerada, além de luminárias e lustres, cujo índice passou de 15% para 5%. Os papéis de parede tem desoneração de 20% para 10%.
O Ministério da Fazenda prevê que o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores. Segundo Mantega, as medidas são para reativar a economia que já apresenta sinais de recuparação.
Em fevereiro, os descontos da linha branca provocaram problemas pela corrida às lojas em todo o País. A demanda alta chegou a provocar problemas de abastecimento nas lojas, com registro de atrasos de muitos produtos, como fogões e geladeiras.