Economia

GovTech Summit 2025 reunirá empresas de tecnologia voltadas ao setor público na PUCRS

De 29 a 30 de maio, o evento terá como tema principal “Cidades inteligentes”

Centro de Eventos da PUCRS sediará o GovTech Summit 2025, maior evento de tecnologia voltada ao setor público do Brasil.
Centro de Eventos da PUCRS sediará o GovTech Summit 2025, maior evento de tecnologia voltada ao setor público do Brasil. Foto : Camila Domingues / CP Memória

O Centro de Eventos da PUCRS receberá, de 29 a 30 de maio, o maior evento de tecnologia do Brasil voltado ao setor público. Na edição de 2025, o GovTech Summit abordará o tema “Cidades inteligentes”. Com inscrições abertas, o fórum anual chega à segunda edição neste ano, com a proposta de reunir os principais nomes e empresas de tecnologia do país e do exterior especializados no setor público e aproximá-los dos gestores e técnicos de governo.

O evento contará com mais de 50 palestrantes de seis países diferentes, reunindo ecossistemas de pelo menos 20 estados do Brasil. A programação inclui apresentações de soluções inovadoras, incluindo cases nacionais e internacionais. Durante o evento, também haverá o lançamento da plataforma GovTech Place e a divulgação dos vencedores do Prêmio GovTech Summit, que tem por objetivo reconhecer startups e governos por projetos que promovam a resiliência e a sustentabilidade.

“O GovTech Summit traz pessoas que conhecem esse ambiente, reúne pessoas que compram tecnologia ou que têm dificuldade de compra, que têm ainda necessidades de se aculturar sobre as tecnologias disponíveis e as empresas de tecnologia que querem mostrar seus serviços para o serviço público. São dois dias intensos de um ambiente saudável de troca de conhecimento, de informação, que traz para os dois lados a oportunidade de se aproximarem”, destaca José Luiz Fuscaldo, um dos fundadores do evento.

Segundo José Luiz Fuscaldo, a expectativa é que cerca de 2 mil pessoas participem do GovTech Summit. Até o momento, a organização conta com 600 pessoas inscritas e cerca de 40 palestrantes confirmados. O perfil dos painelistas vai desde especialistas na área jurídica, passando por representantes de grandes empresas, como Google e Oracle, até gestores públicos, incluindo representantes da prefeitura de Recife, considerada um exemplo nesta área no Brasil. O evento conta com o apoio do Governo do Rio Grande do Sul e das prefeituras de Porto Alegre e de Canoas.

O setor de tecnologia para a área pública já representa 12,5% do PIB Nacional, conforme dados do Ipea (2024). Em 2024, o valor homologado de projetos neste setor, conforme dados do Portal de Compras do Governo Federal, foi de R$ 237 bilhões de reais. Mas, de acordo com Fuscaldo, há um grande caminho a ser feito, visto que apenas 3% das prefeituras possuem experiência nessa área. Projeções do Fórum Econômico Mundial (2025) apontam que até 2034 as “govtechs” terão um valor de mercado global de 9,8 trilhões de dólares.

“A busca por tecnologia na área pública no Brasil é relativamente recente. A legislação também mudou, a forma de comprar tecnologia é diferente na área pública, é uma legislação específica e adaptada para facilitar com que os governos possam comprar tecnologia e estimular empresas a desenvolver tecnologia para produtos específicos”, contextualiza Fuscaldo.

Assuntos que estarão presentes no GovTech Summit 2025:

  • Transformação digital no setor público: tendências e desafios
  • O papel de bancos públicos no financiamento da inovação
  • governamental
  • Uso de IA em serviços públicos
  • Interoperabilidade e segurança de dados na gestão pública
  • Tecnologias e resiliência em crises e desastres naturais e
  • sanitárias
  • Compras públicas inovadoras
  • Futuro das tecnologias govtech: tendências emergentes
  • Inovação aberta e colaboração público-privada
  • Inclusão digital: transparência e participação cidadã

Veja Também

GovTech Lab no Tecnopuc

A organização do GovTech Summit agora tem um laboratório de inovação sediado no Tecnopuc. Sob gestão da doutora em Design e Tecnologias Téo Foresti Girardi, que já esteve à frente do centro de tecnologia da Universidade de Passo Fundo, o laboratório tem o objetivo de fomentar o setor e proporcionar um meio de contato entre empresas e setores públicos.

“Após a primeira edição do GovTech Summit, nos demos conta de que este segmento precisa de uma instituição que estimule e promova a conexão das startups de tecnologia com a área de governo. Os governos terão que se preparar para esse tipo de compra e isso é o desafio do GovTech Lab, ajudar a acelerar essa mudança na área pública”, explica José Luiz Fuscaldo.

Segundo o empresário, atualmente o projeto conquistou uma parceria com o Reino Unido, junto ao Tecnopuc, para o desenvolvimento de um site que apresentará as empresas integrantes do ecossistema.

“Hoje, por exemplo, os prefeitos recebem muitas visitas de vários projetos de tecnologia, mas eles não têm certeza se é a melhor empresa, se tem o melhor custo, se é mais eficiente. A gente faria essa espécie de filtro, com empresas certificadas, qualificadas num ambiente confiável para que os técnicos da área pública possam pesquisar e se aproximar dessas empresas”, complementa Fuscaldo.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio