Grécia apresentará propostas "confiáveis" de reformas na quinta, garante premiê

Grécia apresentará propostas "confiáveis" de reformas na quinta, garante premiê

Alexis Tsipras falou diante do Parlamento Europeu

AFP e Agência Brasil

Alexis Tsipras falou diante do Parlamento Europeu

publicidade

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, se comprometeu nesta quarta-feira a apresentar "novas propostas concretas de reformas confiáveis" na quinta-feira, como exige a Eurozona para manter o país à tona e dentro da união monetária. Diante do Parlamento Europeu, Tsipras acrescentou, no entanto, que todo acordo com os credores deve ser "socialmente justo e economicamente viável".

• Leia mais sobre a crise grega 

Tsipras garantiu que o objetivo do seu governo não é "procurar o confronto com a Europa". Na cúpula, realizada na véspera em Bruxelas, foi estabelecido um prazo limite até domingo para ser fechado um compromisso entre Grécia e credores.  Assumindo a responsabilidade pelos últimos cinco meses e meio desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, Tsipras sustentou que todos devem "reconhecer que a responsabilidade básica do impasse em que a Grécia e a zona euro estão neste momento não se deve apenas aos últimos cinco meses e meio, mas aos últimos cinco anos e meios, com programas que falharam" e que não distribuíram de forma equitativa "o fardo" dos sacrifícios.

"As propostas do governo grego não serão concebidas para serem mais um fardo para os contribuintes europeus", disse o premiê, lamentando que "até agora" o dinheiro emprestado à Grécia pelos seus parceiros (no quadro dos dois programas anteriores de resgate) nunca tenha chegado aos cidadãos comuns, às mulheres e homens gregos, tendo antes sido utilizado "para salvar bancos". Já o presidente do Conselho Europeu e das cúpulas do euro, Donald Tusk, sublinhou que está diante de uma "corrida contra o tempo", pois "a realidade é que só restam quatro dias para se alcançar um acordo definitivo". "Tenho evitado falar em datas-limite, mas a verdade é que a data-limite é esta semana", disse Tusk.

Alertando que um novo fracasso nas negociações conduzirá "ao pior cenário possível", O dirigente advertiu que o fracasso vai "afetar a Europa, do ponto de vista geo-político", e quem acreditar que  esse não é o caso, "é ingênuo".

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895