Guerra comercial EUA-China "ameaçará" crescimento mundial de 2019, alerta FMI

Guerra comercial EUA-China "ameaçará" crescimento mundial de 2019, alerta FMI

Texto afirma que conflito minará a confiança e aumentará os preços para os consumidores

AFP

FMI advertiu que aumento das divergências coloca em risco a recuperação do crescimento global esperado para este ano

publicidade

O Fundo Monetário Internacional (FMI) advertiu, nesta quinta-feira (23), que a escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China "ameaçará" o crescimento global de 2019, o que minará a confiança e aumentará os preços para os consumidores. "Os consumidores nos Estados Unidos e na China são os perdedores das tensões comerciais", disse a economista-chefe do FMI, Gita Gopinath, em uma publicação do blog.

Gopinath e os coautores do texto, seu assistente Eugenio Cerutti e o economista Adil Mohamed, refutaram diretamente a afirmação do presidente dos EUA, Donald Trump, de que as tarifas são pagas pela China e geram receita para os Estados Unidos. E alertaram que o aumento das divergências coloca em risco a recuperação do crescimento global esperado para este ano.

"Apesar do impacto sobre o crescimento global relativamente modesto neste momento, a escalada mais recente poderia abalar significativamente a confiança dos negócios e dos mercados financeiros, interromper as cadeias de abastecimento globais e ameaçar a projetada recuperação do crescimento mundial em 2019", afirma o texto. "Este tipo de cenário é uma das razões pelas quais nos referimos a 2019 como um ano delicado para a economia global", completa a nota.


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895