Guerra entre Israel e o Hamas é “devastadora” para a economia palestina, alerta o FMI

Guerra entre Israel e o Hamas é “devastadora” para a economia palestina, alerta o FMI

Atividade econômica despencou 80% entre outubro e dezembro de 2023 na Faixa de Gaza

AFP

Perspectivas desastrosas para a economia palestina pioram à medida que o conflito continua, diz FMI

publicidade

A guerra entre Israel e o Hamas "devastou" a economia palestina na Cisjordânia ocupada e na Faixa de Gaza, declarou neste domingo (11) a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, observando que apenas uma "paz duradoura" melhoraria as perspectivas. "As perspectivas desastrosas para a economia palestina pioram à medida que o conflito continua", disse Kristalina Georgieva em uma cúpula em Dubai.

"Somente uma paz duradoura e uma solução política mudarão fundamentalmente a situação", estimou. "A nível econômico, o impacto do conflito foi devastador", acrescentou Georgieva.

Apesar dos esforços internacionais para alcançar um cessar-fogo, a guerra entre Israel e o Hamas, desencadeada em 7 de outubro com o ataque sem precedentes do grupo islamista palestino em solo israelense, continua se intensificando.

Na Faixa de Gaza, devastada pelas operações militares israelenses lançadas em resposta ao ataque, a atividade econômica despencou 80% entre outubro e dezembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo a responsável da organização financeira.

Veja Também

Na Cisjordânia, território ocupado por Israel desde 1967, a queda foi de 22%, disse ela na abertura da cúpula, que todos os anos reúne figuras empresariais e políticas proeminentes dos Emirados Árabes Unidos. Além dos Territórios Palestinos, a guerra também teve impacto no setor do turismo nos países vizinhos, como o Egito e o Líbano.

Os ataques dos rebeldes huthis ao longo da costa do Iêmen contra navios comerciais, ações que reivindicam em "solidariedade" com os palestinos de Gaza, levaram a "um aumento nos custos de frete e a uma redução no volume de trânsito no Mar Vermelho de quase 50% este ano", acrescentou Georgieva, no seu discurso publicado no site do FMI.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895