Economia

Guido Mantega descarta estudo para corrigir tabela do Imposto de Renda

Ministro não considera pedido de centrais sindicais para compensar inflação na cobrança do tributo

Guido Mantega descarta estudo para corrigir tabela do Imposto de Renda
Guido Mantega descarta estudo para corrigir tabela do Imposto de Renda Foto : José Cruz/Abr
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartou, nesta quinta-feira, a realização de qualquer tipo de estudo para corrigir a tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Ao retornar de seus dez dias de férias, o ministro foi enfático ao negar alterações no tributo.

Na quarta, foi realizada a primeira reunião entre o governo e as centrais sindicais para negociar o reajuste do salário mínimo e uma correção na tabela do Imposto de Renda. A proposta apresentada pelo secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, foi de R$ 545 para o mínimo e mais 80% do índice de reajuste do mínimo para o aumento dos aposentados.

As centrais querem salário mínimo de R$ 580, além dos 10% de reajuste para os aposentados e mais a correção da inflação na tabela do Imposto de Renda. A declaração, que será enviada este ano, será a última com os benefícios fiscais da correção da tabela progressiva mensal estabelecida pela Medida Provisória (MP) 340. Editada em 2006, a MP corrigiu parte das perdas de renda dos trabalhadores com a inflação.

De 2008 até agora, a tabela vinha sendo corrigida em 4,5%. Mas, para 2012, não há previsão de mudanças, porque a Lei 11.945 estabeleceu a última tabela a ser usada nas declarações seguintes. Uma nova mudança a partir de agora, com novas correções, dependerá de nova lei.


Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio