Haddad diz que decisão do BC de manter Selic a 13,75% é "preocupante"

Haddad diz que decisão do BC de manter Selic a 13,75% é "preocupante"

Segundo o ministro da Fazenda, atual patamar da taxa de juros pode comprometer o resultado fiscal do país

R7

publicidade

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quarta-feira que é "muito preocupante" a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa básica de juros da economia nacional, a Selic, em 13,75% ao ano. Ele ponderou que a taxa é uma das altas do mundo e pode comprometer o crescimento econômico do país.

"Considerei o comunicado do Copom muito preocupante. Em um momento em que a economia está retraindo e que o crédito está com problemas, o Copom chega a sinalizar até a possibilidade de uma subida da taxa de juros, que já é hoje a mais alta do mundo. Nós lemos com muita atenção e consideração, mas achamos que realmente o comunicado preocupa bastante", declarou o ministro.

Haddad afirmou que vai enviar ao Banco Central as considerações do governo federal sobre o atual patamar da Selic. "A depender das futuras decisões, elas podem comprometer o resultado fiscal. Vamos fazer chegar ao Banco Central nossa análise do que é mais recomendável para a economia brasileira encontrar o equilíbrio. O equilíbrio da trajetória da dívida, da inflação, das contas públicas, do atendimento às demandas sociais", disse.

"Esse conjunto de fatores precisam ser considerados segundo a própria lei que dá autonomia do Banco Central, para que tenhamos melhor trajetória que traga mais bem-estar para o trabalhador, para as famílias, para as empresas e para o Estado brasileiro. É um comunicado preocupante porque abre perspectivas que não são as desejadas por nós", completou Haddad.

O Copom disse que a decisão de manter a Selic a 13,75% é "compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui os anos de 2023 e, em grau maior, de 2024". "Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", justificou o comitê.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895