Helicóptero vai ajudar Receita a combater sonegação no Estado

Helicóptero vai ajudar Receita a combater sonegação no Estado

Operação irá identificar imóveis de luxo de contribuintes com renda incompatível com bens

Karina Reif / Correio do Povo

A ação segue até terça-feira, em um helicóptero da Receita

publicidade

A Receita Federal do Rio Grande do Sul deflagrou neste sábado a Operação Sobrevoo com o objetivo de regularizar a contribuição sobre imóveis construídos no Estado nos últimos cinco anos. Com o auxílio de um helicóptero, servidores vão sobrevoar áreas do Litoral Norte e da região Metropolitana para identificar imóveis de luxo de contribuintes com renda não compatível com o valor das construções.

Também serão selecionados dados para a fiscalização de incorporadoras imobiliárias. As imagens coletadas serão comparadas com dados obtidos junto a prefeituras e cartórios, além de fotos de satélite. A ação vai até terça-feira.

O órgão espera que a operação gere um incremento de contribuição previdenciária de cerca de R$ 120 milhões em 2012, além de desempenhar um papel educativo, estimulando a regularização espontânea por parte dos contribuintes. A estimativa é de que existam 10 mil contribuintes em débito, e que 90% regularize a situação, de acordo com o superintendente da Receita no Estado, Paulo Renato Silva da Paz. Aproximadamente 900 imóveis foram pré-selecionados para a fiscalização.

Paz disse que esse tipo de operação pode ser estendido para outras áreas do Estado, mas não há previsão de sobrevoo em outras regiões. Segundo o superintendente, foram cruzadas informações dos sistemas da Receita com outras obtidas em pesquisas de campo. O trabalho vem sendo desenvolvido há 60 dias com dados de cerca de 280 mil imóveis do Estado.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895