IBGE aponta inflação de 0,12% na região Metropolitana de Porto Alegre em maio

IBGE aponta inflação de 0,12% na região Metropolitana de Porto Alegre em maio

Número está abaixo do encontrado em abril, quando a taxa foi de 0,83%

Correio do Povo

Troca de bandeira nas contas de luz aumentaram os preços da energia elétrica

publicidade

A região Metropolitana Porto Alegre registrou inflação (Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 0,12% em maio, número abaixo do encontrado em abril, quando a taxa foi de 0,83%, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgados nesta sexta. A variação acumulada no ano é de 2,38% e, nos últimos 12 meses, de 4,97%. Entre as 16 localidades analisadas, a área de Capital ficou com o sétimo valor mais baixo do País, enquanto Rio Branco (0,67%) e Rio de Janeiro (-0,05%) tiveram as varições limites.

• Inflação cai em maio e tem menor resultado para o mês desde 2006, diz IBGE

Porto Alegre apresentou alta em sete dos grupos. A maior delas se deu em Habitação (0,93%), sobretudo pelo aumento de 2,02% nos custos de energia elétrica e de 1,7% nos artigos de limpeza. Na sequência, aparece o setor de vestuário, cuja variação foi de 0,96%, mas com menor impacto. Com a aproximação de temperaturas mais baixas, por exemplo, o preço dos agasalhos masculinos subiram 4,75% e o dos femininos 3,80%.

Produtos e serviços de saúde e cuidados pessoais também ficaram mais caros: 0,74%. A alta foi influenciada pela inflação nos itens farmacêuticos e óticos (1,22%) e do reajuste nos planos de saúde (0,79%). Artigos de residência (0,67%), despesas pessoais (0,49%), transporte (0,04%) e educação (0,01%) foram os demais grupos com alta.

Seguindo a tendência nacional de deflação no grupo de alimentos e bebidas, Porto Alegre fechou maio com redução de 0,93% neste item, estimulado pela queda de 1,26% no preço da alimentação em casa e de 0,22% nas refeições realizadas fora dos domicílios. Outro grupo que apresentou contenção foi o de comunicação, com 0,05% negativos.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895