IGP-M na 2ª prévia de fevereiro fica em 0,03%, ante 0,82% na 2ª prévia

IGP-M na 2ª prévia de fevereiro fica em 0,03%, ante 0,82% na 2ª prévia

Índice é usado para reajuste de contratos de aluguel

AE

Índice é usado para reajuste de contratos de aluguel

publicidade

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) subiu 0,03% na segunda prévia de fevereiro, após ter aumentado 0,82% na segunda prévia de janeiro. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice acumulou alta de 0,78% no ano, mas uma redução de 0,46% em 12 meses. A FGV informou ainda os resultados dos três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de fevereiro. O IPA-M, que representa os preços no atacado, caiu 0,13% em fevereiro, ante um avanço de 1,07% na segunda prévia de janeiro. O IPC-M, que corresponde à inflação no varejo, apresentou elevação de 0,35% na prévia de fevereiro, depois de uma alta de 0,43% em igual leitura de janeiro. Já o INCC-M, que mensura o custo da construção, teve alta de 0,26% na segunda prévia de fevereiro, depois do aumento de 0,19% na segunda prévia de janeiro.

O IGP-M é usado para reajuste de contratos de aluguel. O período de coleta de preços para cálculo do índice foi de 21 de janeiro a 10 de fevereiro. No dado fechado do mês de janeiro, o IGP-M subiu 0,76%.

IPAs

Medidos pelo IPA Agrícola, os preços dos produtos agropecuários caíram 1,04% no atacado, na segunda prévia do IGP-M de fevereiro. Na mesma prévia de janeiro, houve elevação de 0,52%, segundo a FGV. Os preços dos produtos industriais no atacado, medidos pelo IPA Industrial, tiveram aumento de 0,17% na segunda prévia de fevereiro ante alta de 1,25% na mesma prévia do mês anterior.

Dentro do Índice de Preços por Atacado segundo Estágios de Processamento (IPA-EP), que permite visualizar a transmissão de preços ao longo da cadeia produtiva, os bens finais tiveram queda de 0,74% na segunda prévia de fevereiro, depois do aumento de 0,93% na mesma prévia de janeiro. Os preços dos bens intermediários tiveram aumento de 0,97% na prévia de fevereiro ante elevação de 1,04% na segunda prévia de janeiro. Os preços das matérias-primas brutas caíram 0,71% na segunda leitura de fevereiro, após uma alta de 1,29% na mesma prévia de janeiro.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895