Inadimplência no RS deve cair 9% com pagamento do 13º salário

Inadimplência no RS deve cair 9% com pagamento do 13º salário

FCDL-RS estima que 40% do benefício seja usado para quitar dívidas

Correio do Povo

publicidade

O pagamento do 13º salário deve injetar cerca de R$ 8 bilhões na economia do Rio Grande do Sul. O benefício deve ser utilizada, prioritariamente, para o pagamento de dívidas, conforme a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). O presidente Vitor Augusto Koch estima que isso deva representar uma redução de 9% da inadimplência, em casos de dívidas obtidas em até 90 dias.

"Com o recebimento do 13°, cerca 40% da massa salarial deve quitar suas pendências financeiras, principalmente relacionadas a cartões de crédito e cheques especiais", afirmou. Para o presidente da FCDL-RS, o principal motivo da inadimplência dos consumidores está ligada aos altos índices de juros.

"A taxa de juros anual de cartões de crédito gira em torno de 220%. Já a média para os juros do cheque especial é de 173,65% ao ano, o que denota uma corresponsabilidade das administradoras de carteiras de crédito pela inadimplência dos consumidores, e não apenas falta de responsabilidade dos mesmos para o pagamento de suas contas" - disse.

No entanto, mesmo com o foco no pagamento de contas atrasadas, as pessoas também estarão voltadas para as compras de natal. "Os produtos mais procurados nesta1 época do ano serão do setor têxtil, somados a brinquedos e segmentos beneficiados pela redução do IPI, como móveis e produtos da linha branca, além de materiais para construção", conclui Koch.

Apesar da redução nos índices de inadimplência, existe a tendência de um novo aumento destes números a partir de janeiro de 2013, segundo a FCDL-RS.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895