Inadimplência sobe 10,5% em fevereiro frente ao mesmo período de 2015

Inadimplência sobe 10,5% em fevereiro frente ao mesmo período de 2015

Região Sul ficou em quinto lugar com alta de 6,6%

AE

publicidade

A inadimplência do consumidor subiu 10,5% em fevereiro ante o mesmo mês de 2015, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC. No acumulado em 12 meses, a alta é de 3,0%. Já em fevereiro ante janeiro, na série com ajuste sazonal, houve  queda de 8,7%.

"O aumento da desocupação no mercado de trabalho, a queda dos rendimentos, a elevação dos juros e a inflação elevada têm contribuído decisivamente para diminuição do orçamento das famílias, levando ao atraso nos pagamentos", dizem os analistas da Boa Vista em relatório. Segundo a empresa, após três anos de estabilidade a inadimplência dos consumidores agora dá sinais nítidos de que deve aumentar de forma considerável em 2016.

Na divisão por regiões geográficas, a maior alta na comparação anual foi no Nordeste (17,7%), seguido do Norte (16,1%), Centro-Oeste (12,3%), Sudeste (8,3%) e Sul (6,6%). Já na comparação mensal, o recuo mais forte foi no Nordeste (-10,7%), com Centro-Oeste (-9,7%), Norte (-9,6%), Sudeste (-8,9%) e Sul (-3,6%) na sequência.

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895