Inaugurado posto para abastecer veículos elétricos em Porto Alegre

Inaugurado posto para abastecer veículos elétricos em Porto Alegre

Unidade é primeira no Estado com tecnologia nacional

Cláudio Isaías / Correio do Povo

Carros terão autonomia de trafegar 160 quilômetros

publicidade

A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) inaugurou nesta terça-feira um posto solar de abastecimento. A estrutura que funciona na sede da empresa na avenida Joaquim Porto Villanova será utilizada por veículos elétricos. O gerente do programa de Pesquisa e Desenvolvimento da CEEE, Ernani Paluszkiewicz, disse que a unidade é a primeira no Rio Grande do Sul a ser construída com tecnologia nacional. “No posto, pode ser abastecido qualquer veículo movido a energia, além de estar interligado à rede de distribuição de energia da empresa”, ressaltou. Nesta manhã, um carrinho semelhante ao que transporta jogadores de golfe realizou testes no pátio da empresa.

Segundo Paluszkiewicz, o projeto do posto solar começou a ser desenvolvido em 2007. A iniciativa foi desenvolvida em parceria com o grupo Schneider, a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) e a Intral. “O projeto tem o objetivo de demonstrar a utilização da tecnologia fotovoltáica desenvolvida no Estado“, destacou. Conforme o gerente, o projeto comprova o interesse da empresa de investir em fontes renováveis de energia e eficiência energética, além de projetos sustentáveis.

A construção do posto vai contribuir também para o estudo das fontes de energia conectadas à rede de distribuição da companhia, que atende uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e a legislação que exige das distribuidoras de energia elétrica, a disponibilização de postos de recarga de veículos elétricos em vias públicas e em ambientes residenciais e comerciais.

Conforme Paluszkiewicz, a empresa pretende adquirir ainda este ano um veículo elétrico que poderá ser abastecido no local e circular pelas ruas da Capital. O carro abastecido no posto solar da empresa terá autonomia de trafegar 160 quilômetros.

Com a tecnologia aplicada na estação, será possível avaliar o desempenho dos painéis fotovoltáicos oriundos de outros projetos de Pesquisa e Desenvolvimento da CEEE. O valor investido no projeto é de R$ 329 mil.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895