Economia

Indústria afirma que bebidas podem ter reajuste de até 10%

Receita havia projetado alta máxima de 2,85%, contestada pelo setor

Depois de avisar que revisará os investimentos previstos para o ano após o aumento da carga tributária da ordem de 27% para cervejas e de 10% para refrigerantes, anunciado na quinta-feira pelo governo federal e publicado no Diário Oficial da União, a indústria de bebidas agora informa que o reajuste dos preços dos produtos ao consumidor final pode ser de até 10%. O novo valor é uma contestação ao percentual de aumento de 2,85% estimado na quinta-feira pelo subsecretário de Tributação e Contencioso da Receita Federal, Sandro Serpa, para explicar as mudanças na tributação do setor.

"A estimativa de elevação de preços em 2,85% mencionada por vários veículos de comunicação não leva em conta o impacto da medida sobre o cálculo do ICMS, da margem dos varejistas e outras variáveis que compõem o preço dos produtos. Levando em conta todas estas, o aumento poderá chegar a 10% para o consumidor final", projetaram em nota conjunta Associação Nacional da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) e Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), em comunicado conjunto divulgado nesta sexta-feira. Segundo as associações, o reajuste para as cerveja será de 5,24%, já para os refrigerantes, de 9,77%.

Conforme as entidades, para o setor de refrigerantes, além da elevação da carga tributária federal incidem mais dois efeitos: a redução de 40% dos benefícios fiscais da Zona Franca de Manaus e o aumento de 100% do IPI de produtos que levam em sua composição sucos naturais", declaram as entidades. A CervBrasil, Abrabe e Sindicerv reiteraram a revisão dos investimentos para o ano e que estão "abertas ao diálogo com o governo para que seja possível chegar a um modelo que traga melhores resultados para a economia do País."


Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio