Indústria do RS cresce pelo segundo mês

Indústria do RS cresce pelo segundo mês

No acumulado do ano, entretanto, resultado segue negativo, apurou Fiergs

Correio do Povo

Emprego recuou 0,4% e é um dos quesitos sem crescimento desde abril de 2023, segundo pesquisa

publicidade

Cresceu 4% em julho na comparação com junho o Índice de Desempenho Industrial (IDI-RS), que foi divulgado nesta terça pela Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs). O resultado é decorrente, em parte, do efeito calendário, uma vez que o mês de julho teve três dias úteis a mais. Foi o segundo aumento consecutivo na atividade da indústria gaúcha, que acumula, nesse período, alta de 14,4%, compensando e superando perdas de 11,6% apuradas em maio durante as enchentes.

No ano o ritmo da queda acumulada do IDI-RS diminuiu, mas segue negativo. A baixa de 3,3% até junho perdeu força e passou para uma queda menos intensa, de 1,9% até julho, nas comparações com iguais intervalos de 2023. O resultado negativo de 2024 até julho foi influenciado, principalmente, pelas compras industriais, que caíram 7,3%, e pelo faturamento real, baixa de 3,3%. As horas trabalhadas na produção, com recuo de 1,8%, e o emprego, declinando 1,6%, também influenciaram os resultados. Somente a massa salarial real e a UCI subiram, com alta de 3,4% a primeira e de 1,6 ponto percentual a segunda.

O IDI-RS combina seis indicadores que medem a atividade industrial. A pesquisa de julho mostra que na leitura mensal a maioria deles veio no lado positivo na comparação com junho. O maior destaque foi o faturamento real, que cresceu 9,2% depois de ter aumentado 14,4% em junho. Desta forma, superou a perda de maio, que havia sido de 19,1%.

Também influenciaram positivamente no resultado de julho as horas trabalhadas na produção (+1,2%), a massa salarial real (+1,7%) e a utilização da capacidade instalada (+2,7 pontos percentuais), que atingiu 83,9%. É o mais alto nível desde julho de 2021. Já o emprego, que não cresce desde abril de 2023, recuou 0,4%. E as compras industriais, que caíram 2%, devolveram pequena parte da alta de 37,5% de junho.

Na leitura anual o comportamento da indústria gaúcha foi positivo. Em julho frente a igual mês de 2023 o avanço de 6,7% do IDI-RS foi o segundo do ano e o mais intenso desde agosto de 2022 nessa base de comparação. O calendário, mais uma vez, colaborou. Julho deste ano teve 23 dias úteis ante 21 dias em julho de 2023.


Mel gaúcho ganha destaque

Lideradas por mulheres, agroindústrias do Estado são premiadas

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895