Indicador de Clima Econômico do Brasil recua para -45,9 pontos

Indicador de Clima Econômico do Brasil recua para -45,9 pontos

Índice de satisfação atual e de expectativas também decaiu

AE

Segundo FGV, proximidade das eleições presidenciáveis e a baixa expectativa do PIB contribuíram para o mau desempenho

publicidade

O Indicador de Clima Econômico (ICE) da América Latina recuou de -5,2 pontos no trimestre encerrado em abril para -21,1 pontos no trimestre finalizado em julho, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) em parceria com o instituto alemão Ifo. A satisfação com a situação atual (ISA) se manteve em queda, enquanto o índice de Expectativas (IE) caiu de 24,7 pontos em abril para zero ponto em julho

• Receita total dos Estados brasileiros retrocede a níveis de 2012

Houve melhora no clima econômico na Bolívia, Colômbia, Peru e México. Os que registraram piora foram Argentina e Uruguai, que passaram de um resultado positivo para negativo, e Chile e Paraguai, que pioraram a avaliação do ambiente econômico, mas permanecem na zona favorável.

Equador e Brasil aprofundaram a queda do clima econômico

No Brasil, o ICE passou de -11,4 pontos em abril para -45,9 pontos em julho. Há também uma menor satisfação com relação a situação atual que atingiu -88 pontos. Segundo a FGV, a proximidade das eleições presidenciais e a revisão para baixo nas projeções do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) influenciaram o mau desempenho. No mundo, o ICE diminuiu de 16,5 pontos em abril para 2,9 pontos em julho, ainda na zona favorável.

• Executiva da Fazenda alerta para um dos piores momentos das contas públicas

A avaliação da situação atual permaneceu positiva, mas o IE ficou negativo, alcançando o patamar mais baixo desde outubro de 2011. Houve piora em quase todos os países, apontou a fundação. Nos Estados Unidos, o ICE recuou, mas ainda se mantém em zona favorável.

Na China, a piora do ICE foi mais intensa que nos Estados Unidos, passando de uma zona favorável para desfavorável. O possível acirramento da guerra comercial entre os Estados Unidos e a China é um dos principais fatores que explicam o pessimismo em relação ao cenário futuro do clima econômico mundial, ainda ressaltou a FGV. Entre os países que formam o Brics, apenas a Índia registrou avaliação favorável, embora o ICE tenha caído 28,5 pontos.

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895