Inflação do aluguel ganha ritmo em dezembro, e contratos que vencem em janeiro subirão 5,45%

Inflação do aluguel ganha ritmo em dezembro, e contratos que vencem em janeiro subirão 5,45%

Negociação entre inquilinos e proprietários é livre e permite que reajuste seja menor ou até maior que o registrado pelo IGP-M

R7

publicidade

Depois de quatro quedas consecutivas, a inflação do aluguel ganhou ritmo e marcou 0,45% em dezembro. Com isso, o IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) encerrou o ano em 5,45%, percentual que corresponde ao reajuste dos contratos de locação vencidos em janeiro.

As informações são do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), da FGV (Fundação Getulio Vargas), e foram divulgadas nesta quinta-feira (29).

Como exemplo, um contrato de aluguel de R$ 1.200 que está em vigor neste ano vai subir para R$ 1.265,40 quando houver a renovação. Vale lembrar que a negociação entre inquilinos e proprietários é comum e pode anular ou aumentar o reajuste médio medido pelo indicador.

O coordenador dos Índices de Preços da FGV, André Braz, informou que “a última edição do IGP-M de 2022 mostra aceleração dos preços de alimentos importantes ao produtor e ao consumidor".

"No índice ao produtor, os maiores aumentos foram registrados para: feijão (de -1,45% para 15,36%), bovinos (de -2,20% para 1,55%) e óleo de soja refinado (de 2,57% para 7,35%). Já no âmbito do consumidor, as maiores altas foram registradas para alimentos in natura, com destaque para: tomate (de 18,13% para 19,12%) e cebola (17,36% para 24,80%)", disse.

O cálculo do IGP-M leva em conta a variação de preços de bens e serviços, bem como de matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e na construção civil. Por isso, a variação é diferente da apresentada pela inflação oficial, que calcula os preços com base em uma cesta de bens determinada para famílias com renda de até 40 salários mínimos.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895