Inflação fica em 0,01% em junho e é a menor do ano, diz IBGE

Inflação fica em 0,01% em junho e é a menor do ano, diz IBGE

Queda no preço de alimentos faz inflação de junho ser a menor do ano

Correio do Povo

Valor custeia plano de saúde de motoristas e cobradores do transporte

publicidade

A redução dos preços dos transportes e alimentos puxaram para baixo a inflação no mês de junho. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,01% em junho, a menor taxa para 2019, e 0,12 ponto percentual abaixo do registrado no mês anterior.

Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acumula alta de 2,23% no ano e de 3,37% nos últimos 12 meses, abaixo da meta de 4,25% definida para 2019.

Os preços dos transportes e produtos alimentícios, caíram 0,31% e 0,25%, respectivamente, na comparação com maio, contribuindo para o resultado. “Os dois grupos ajudaram a conter os preços em junho. Eles pesam 43%, quase a metade do IPCA”, explica o gerente de Índice de Preços do IBGE, Fernando Gonçalves.

A redução nos custos dos transportes veio da queda nos preços dos combustíveis, em particular da gasolina, que recuou 2,04% no período. Tanto o óleo diesel quanto o etanol ficaram mais baratos, -0,83% e -5,08%, respectivamente. O etanol recuou em todas as áreas pesquisadas.

Já em termos de alta nos preços, os impactos mais intensos no grupo Transportes foram das passagens aéreas, que subiram 18,90%, e dos ônibus urbanos, com alta de 0,39%. “Essa alta nas passagens aéreas foi por conta dos feriados de junho e da Copa América. Havia também uma base mais baixa em maio, com redução de aproximadamente 20% no preço”, avalia Gonçalves.

O grupo Gêneros Alimentícios apresentou o segundo resultado negativo seguido, pressionado pela redução nos preços das frutas e do feijão carioca, que somam três quedas consecutivas. O setor também teve altas de 5,25% no tomate e de 0,47% nas carnes. No primeiro semestre do ano, os preços dos alimentos acumulam crescimento de 2,89%.


Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895