Economia

Inflação semanal sobe 0,23 ponto percentual em Porto Alegre

IPC-S passou de 0,14% em julho para 0,37% na primeira prévia de agosto

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de Porto Alegre registrou variação de 0,37%, na apuração realizada na primeira semana de agosto. O resultado foi 0,23 ponto percentual superior ao da última semana de julho, que foi de 0,14%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Nesta edição, cinco das oito classes de despesa componentes do índice apresentaram aceleração em suas taxas de variação, entre as quais se destacam os grupos: Alimentação e Saúde e Cuidados Pessoais, cujas taxas passaram de 0,45% para 1,17%, e de -0,35% para 0,05%, respectivamente.

O preço do tomate desacelerou, porém continua sendo o item de maior influência na índice (61,66%). Hortaliças e legumes (alta de 19,22%) e frutas (5,16%) aumentaram suas variações.

A análise deste resultado mostra que as pressões acima da variação média foram exercidas pelos grupos: Alimentação (1,17%), Despesas Diversas (1,12%) e Educação, Leitura e Recreação (0,95%).
Se situaram em nível abaixo da variação média os grupos: Habitação (0,19%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,05%), Comunicação (0,04%), Transportes (0,02%) e Vestuário (-1,41%).

Inflação medida pelo IPC-S aumenta nas sete capitais pesquisadas

A inflação medida pelo IPC-S subiu nas sete capitais pesquisadas na primeira semana do mês. Os dados mostram que a capital com a maior alta é Salvador, onde a taxa passou de 0,21% para 0,45% entre a última semana de julho e a primeira de agosto. Recife (de 0,01% para 0,24%) apresentou variação de 0,23 ponto percentual no período.

Segundo a FGV, o índice passou de 0,47% para 0,69% no Rio de Janeiro e em São Paulo a taxa ficou em 0,41%, ante 0,26%. Brasília foi a capital onde o índice variou menos, de - 0,03% para 0%. Em seguida, vem Belo Horizonte, cujo índice ficou em 0,17%, 0,05 ponto percentual acima da taxa apurada na última semana de julho.

O IPC-S chegou a 0,4% na primeira prévia de agosto, 0,18 ponto percentual superior à taxa divulgada na apuração anterior.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio