INSPIRAMAIS encerra projetando mais de R$ 76 milhões em negócios

INSPIRAMAIS encerra projetando mais de R$ 76 milhões em negócios

Em dois dias, salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição passada

Correio do Povo

Visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa também foi destaque no evento

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A 29ª edição do INSPIRAMAIS, que terminou nesta quarta-feira, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, encerrou com saldo positivo para os 150 expositores. Somente em negócios internacionais, realizados por meio do Projeto Comprador, promovido pelo Brazilian Materials, foram mais de 3,5 milhões de dólares em negócios in loco e mais de 12 milhões de dólares em vendas firmadas no evento. No total, são mais de 15,5 milhões de dólares (R$ 76,4 milhões) em exportações geradas pela mostra. Nos dois dias, o salão recebeu uma visitação 30% superior à da edição passada, alcançando mais de 8 mil pessoas.

A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, destaca que o salão deu um salto qualitativo nesta 29ª edição. “Tivemos uma visitação muito qualificada, além de uma intensa agenda política, com representantes dos poderes executivo e legislativo estadual e federal. Logo na abertura do evento, recebemos o CEO da Arezzo & Co, Alexandre Birman, que ressaltou a importância do salão no lançamento de materiais de moda. Demos um salto de representatividade”, avalia. Segundo ela, também foi destaque a visitação internacional de compradores dos principais mercados da América Latina e Europa, além de importantes players dos maiores polos produtores de calçados do País.

Negócios recordes

O gerente de Marketing e Produto da Cipatex (Cerquilho/SP), Rafael Bonvicini, destaca que o salão recebeu a maior visitação das últimas edições. Além disso, os negócios realizados no evento aumentaram 300% em relação à edição do ano passado. “Se pudéssemos resumir o que foi esta edição do INSPIRAMAIS em uma palavra usaria: esplêndido. Além de fecharmos negócios importantes, com clientes antigos e novos, distribuímos um grande volume de amostras”, destaca. Segundo ele, embora a maior visitação tenha sido de calçadistas gaúchos, a Cipatex recebeu clientes dos polos de Birigui/SP, Franca/SP e Nova Serrana/MG, além de compradores internacionais da Argentina, Equador, México, Portugal e República Dominicana.
O diretor da Romeu Couros, Maurício Saragiotto, destaca que a visitação foi muito maior em relação à edição anterior, o que demonstrou a assertividade das coleções e o crescimento do salão. “O segundo semestre começa aqui, no INSPIRAMAIS. É a partir daqui que iniciamos as vendas para a segunda parte do ano. O indicativo visto aqui é positivo”, comenta Saragiotto, acrescentando que o grupo recebeu visitação de clientes do Ceará, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul. Além de compradores nacionais, a empresa recebeu importadores da Colômbia, Chile e México.

Projeto Comprador

O Projeto Comprador INSPIRAMAIS, realizado por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), chamou a atenção dos expositores. Nesta edição, o projeto recebeu 22 grupos internacionais da Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Equador, Guatemala, México, Peru, Portugal e República Dominicana que, juntos, produzem mais de 20 milhões de pares de calçados por ano.

Um desses compradores é Daniel Backes, da Eurocomponentes, da República Dominicana. Estreando no evento, o empresário destaca que o chamou atenção a inovação e a criatividade dos materiais apresentados no salão. “Já trabalhamos com o Brasil há alguns anos e a evolução é notória. Somente no INSPIRAMAIS, fechamos mais de 65 mil dólares em negócios, mais de 10% do total que importamos em um ano”, conta.

Miguel Pesantes, diretor da Pimenta Shoes, do Equador, que esteve pela segunda vez ao INSPIRAMAIS, conta que tem relação de longa data com fornecedores brasileiros. “Importamos do Brasil toda a matéria-prima utilizada pela fábrica. Aqui, temos a garantia de encontrar produtos de qualidade, conforto, moda e sustentáveis. Eu não penso na China, eu só penso no Brasil”, conta.


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