Economia

INSS: repasse de consignados ao Master foi bloqueado até se provar veracidade de contratos

Banco terá prazo para regularizar a documentação

Foto : Antonio Cruz / Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reteve, desde setembro, todos os valores que seriam repassados ao Banco Master referentes a 254 mil contratos de crédito consignado - aproximadamente R$ 2 bilhões. O presidente do órgão, Gilberto Waller, explicou, em entrevista à GloboNews, que a medida foi tomada após a constatação de várias irregularidades.

"Solicitamos a cópia dos contratos desses aposentados e pensionistas e, quando a gente recebe, recebe com surpresa. Contrato não é claro, não está de acordo com a instrução normativa do INSS, não tem taxa de juros, custo efetivo. O contrato aquém do necessário. A assinatura do segurado vinha como se fosse assinatura eletrônica, mas sem o QR Code para confirmar", relatou.

Segundo Waller, "não liberamos mais o recurso para o Banco Master ou para o liquidante ou para quem ele cedeu o crédito até a comprovação de que essa assinatura é do nosso aposentado e pensionista".

Uma reunião com o liquidante está marcada para a próxima semana; o banco terá prazo para regularizar a documentação. "Não comprovando que a assinatura seja idônea, a gente cancela e devolve para aposentado e pensionista", avisou.

Veja Também

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio