Intenção de consumo das famílias gaúchas cai 9% em dezembro

Intenção de consumo das famílias gaúchas cai 9% em dezembro

Redução do índice é maior em comparação ao mesmo período de 2010

Correio do Povo

publicidade

O otimismo e as projeções de consumo medidas pela pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) teve queda de 9% em dezembro, ao atingir 114,4 pontos – frente aos 125,6 registrados no mês anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, a queda foi ainda maior, oportunidade em que o indicador marcou 136,9 pontos. O índice é calculado pela Confederação Nacional de Comércio (CNC) e foi divulgado nesta terça-feira pela Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio).

De acordo com a avaliação do presidente do Sistema Fecomércio-RS, Zildo De Marchi, mesmo com a queda, o resultado de dezembro do ICF-RS se mantém no campo otimista, ainda que em um patamar inferior ao do ano passado. “Percebemos que a queda no otimismo e intenção de consumo dos gaúchos foi puxada pelos componentes referentes a emprego atual, perspectiva profissional, renda atual, nível de consumo atual e perspectiva de consumo. Apenas o acesso ao crédito e o momento para duráveis apresentaram melhora na comparação com o mês passado”, explicou o dirigente.

Na decomposição por renda familiar, a queda do ICF-RS foi puxada pelas famílias com renda até dez salários mínimos, para as quais o indicador caiu de 124,1 pontos em novembro de 2011 para 111,4 pontos em dezembro (-10,2%). Para as famílias com renda superior a 10 salários mínimos, a confiança também apresentou redução, passando de 133,6 pontos em novembro para 127,8 pontos em dezembro (-4,3%).

Resultados de dezembro:
- ICF-RS: 114,4 pontos
- Emprego Atual: 123,2 pontos
- Renda Atual: 121,2 pontos
- Perspectiva Profissional: 86,0 pontos
- Acesso a Crédito: 121,5 pontos
- Nível de Consumo Atual: 90,0 pontos
- Perspectiva de Consumo: 120,3 pontos
- Momento para Duráveis: 138,5 pontos



Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895