Intenção de consumo das famílias gaúchas cai em novembro

Intenção de consumo das famílias gaúchas cai em novembro

Estudo mostra que mesmo com a redução índice se mantém otimista

Correio do Povo

publicidade

O resultado de novembro da pesquisa Intenção de Consumo das Famílias gaúchas (ICF-RS) sinalizou queda ao marcar 125,6 pontos. Em outubro, o resultado havia sido de 130,7 pontos e, em novembro do ano passado, 135,6. O estudo divulgado, nesta segunda-feira, pela Fecomércio mostra que, mesmo com a redução, o índice se mantém no campo otimista, acima do valor de indiferença, que é de 100 pontos.

Conforme avaliação do presidente do Sistema Fecomércio no Rio Grande do Sul, Zildo De Marchi, a retração foi puxada pelos componentes de Compras a Prazo, Momento para Duráveis e Perspectivas de Consumo. “No caso das perspectivas de consumo, houve o retorno para um valor mais próximo da média histórica, dado que o valor verificado em outubro foi percebido como fora do padrão”, explicou. Os itens ao Emprego Atual, Perspectiva Profissional e Nível de Consumo Atual, em oposição, apresentaram elevação.

Em relação à renda familiar, a queda do ICF-RS foi puxada pelas famílias que ganham até 10 salários mínimos, para as quais o indicador caiu de 130,0 em outubro deste ano para 124,1 em novembro (-4,5%). Para as famílias com renda superior a 10 salários, a confiança permaneceu praticamente estável, registrando 133,6 pontos em novembro, frente a 133,8 em outubro.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895