Japão determina que montadoras verifiquem carros a diesel

Japão determina que montadoras verifiquem carros a diesel

Fabricantes devem entregar relatórios até sexta-feira

AFP

publicidade

O ministério dos Transportes do Japão solicitou às montadoras do país a comprovação de que seus veículos a diesel respeitam as normas de emissões poluentes, após o escândalo da alemã Volkswagen. As quatro montadoras japonesas que usam motores com o combustível, Toyota, Nissan, Mazda e Mitsubishi Motors, e os fabricantes europeus devem entregar relatórios até sexta-feira.

"Estamos reunindo informações para compreender o que aconteceu. A partir das conclusões, veremos se nosso sistema atual de inspeções é suficiente", disse uma fonte do ministério.

Na Alemanha, a justiça abriu uma investigação contra o ex-presidente da Volkswagen Martin Winterkorn em consequência do escândalo dos motores que fraudavam os resultados de testes. Também ordenou que a empresa apresente até 7 de outubro um plano para solucionar os problemas do software instalado em seus motores a diesel que manipulava as medições de poluição.

A empresa alemã, que comercializa 12 marcas, instalou o sistema fraudulento em 11 milhões de veículos, incluindo 2,1 milhões da marca alemã Audi e 1,2 milhão de unidades da tcheca Skoda. No Japão, a Volkswagen é a principal montadora estrangeira, mas não vende modelos a diesel, que representam apenas 2% dos carros no país.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895