Lançamento da Expoagas 2023 projeta mais espaço para 100 novos expositores

Lançamento da Expoagas 2023 projeta mais espaço para 100 novos expositores

Objetivo é fortalecer micro e pequena indústria gaúcha

Taís Teixeira

Presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, no lançamento da Expoagas 2023

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Com o objetivo de fortalecer a micro e pequena indústria gaúcha, a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) lançou na quinta-feira a Expoagas 2023_ 40ª Convenção Gaúcha de Supermercados_ com mais espaços para 100 novos expositores. O evento foi no Hotel Deville, no bairro Anchieta, em Porto Alegre. Na ocasião, a equipe comercial da entidade apresentou  um mapa dos estandes para oferecer aos participantes, que negociaram com condições especiais previstas para as empresas que fecharam no lançamento.O evento já tem data definida no ano seguinte:  será de 22 a 24 de agosto, no Centro de Eventos  da Federação e Centro das Indústrias do Estado do RS (Fiergs).

Uma das formas de colocar em prática a ideia de incluir mais empresas de pequeno porte na feira é organizar uma área com contêineres climatizados no estacionamento do Centro de Eventos Fiergs, ambiente que irá compor uma espécie de antessala da exposição, além de construir um espaço com 60 pequenos balcões. Essa finalidade segue a toada dos resultados do evento de 2022, que entusiasmaram a diretoria. Foram 456 expositores, 7,1 mil empresas participantes, 62 mil visitantes, R$ 581 milhões em negócios e 12 países que incrementaram a edição passada, e tornaram-se meta mínimia para 2023. 

O presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, estima que no primeiro dia, cerca de 60% dos estandes devem ser contratados. “A prioridade  é garantir lugar para quem esteve na edição passada e também expandir  para as menores empresas, oportunizando ampliação de negócios para esse segmento”, disse. Longo qualifica a feira como  “uma grande mola propulsora das atividades”, e acrescenta que o Estado precisa dessas oportunidades. “A Expoagas é uma feira que trouxe 12 países para o Brasil neste ano, o que nos faz crer que temos que  aproveitar toda essa pujança e empreendedorismo da nossa indústria, pois   esse é o momento do varejo criar diferenciais pela qualidade dos produtos”, salientou.


Sem esquecer do viés social

Foto: Fabiano do Amaral

A Agas iniciou já em 2022 a pré-venda de lotes de ingressos da  edição de 2023 para os varejistas. Os primeiros 20 lotes com 50 ingressos cada foram adquiridos por  20 empresas supermercadistas gaúchas. A receita total destes primeiros 50 lotes, que totalizou R$ 20 mil, foi revertida para duas entidades beneficentes da Capital: o Instituto de Câncer Infantil e a Fundação Pão dos Pobres. Cada uma  recebeu o valor de R$ 10 mil.

A gerente institucional do Instituto do Câncer Infantil, Valéria Foletto, disse que é a primeira vez que o instituto é contemplado com uma doação da Agas. “É um recurso muito importante porque atendemos cerca de 400 crianças  em condições de vulnerabilidade com tratamento completo e 100% gratuito, além de ajudar com alimentação e demais despesas e também  prestar assistência para as famílias ”, declarou. Valéria ressaltou a necessidade do  diagnóstico precoce, que eleva para  80% a chance de cura. "Infelizmente, a doença tem aumentado entre e por isso a importância de verificar sintomas, como muitas dores”, alerta. A gerente também disse que “estamos no Setembro Dourado”, que significa um período de conscientização e prevenção do Câncer Infantojuvenil. “O tipo de câncer mais comum nesse público são as leucemias”, indicou Valéria. 

O gerente da Fundação Pão dos Pobres,João Rocha, também agradeceu a doação e contou que atualmente, o Pão dos Pobres atende 1,4 mil crianças e adolescentes em seus projetos por meio de práticas socioeducativas. “Neste ano, a fundação vai completar 124 anos de dedicação ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes numa perspectiva solidária”, explica. 


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