Com foco em aproximar startups de potenciais investidores e oferecer suporte para conquistar espaço no ambiente de negócios, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) lançou, nesta quinta-feira, 30, um novo programa para empresas que já passaram por processos de aceleração. O BRDE Labs RS 2.0 terá a parceria do Tecnopuc no seu desenvolvimento e já está disponível para a manifestação de interesse por parte das startups interessadas através do portal.
No evento de apresentação do novo programa, que aconteceu durante o Tecnopuc Experience, festival de inovação e empreendedorismo organizado pela PUCRS, o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, ressaltou a trajetória do banco no apoio aos projetos de sustentabilidade e inovação. “Estamos dando um novo passo no apoio às startups reafirmando nosso compromisso com essas duas áreas que estão no DNA banco. A parceria com a PUCRS é a garantia de sucesso ao programa”, afirmou Ranolfo. Ele ressaltou, também, a relevância que o banco apresenta no financiamento à inovação e o quanto o setor impacta no desenvolvimento do Sul do país.
Na avaliação do reitor da PUCRS, professor Manuir José Mentges, o programa permitirá que a instituição, por intermédio do Tecnopuc, amplie sua contribuição em favor do desenvolvimento do ambiente de inovação. “Temos aqui uma convergência de propósitos visando atender aos anseios do setor produtivo, da pesquisa aplicada e a formação do talento empreendedor”, sintetizou. O BRDE Labs RS 2.0 terá o agrobusiness, saúde, indústria 4.0, logística, GovTech, meio ambiente e fintechs entre suas áreas prioritárias.
Como vai funcionar
O programa contará com a participação de empresas que já atuaram como âncoras no programa de aceleração de startups que o BRDE já desenvolve há seis anos. A partir da estratégia para potencializar a aplicação de soluções inovadoras em contextos reais, serão disponibilizadas mentorias especializadas e acesso aos fundos de investimentos, sempre com a finalidade de fortalecer a competitividade das startups no mercado e gerar novos negócios para a economia da região.
O prazo para as startups manifestarem interesse em participar vai até o dia 10 de novembro. Já as inscrições efetivas acontecem entre os dias 20 de novembro e 11 de janeiro de 2026. Serão apenas 20 vagas e a relação das selecionadas será divulgada ainda em janeiro. A abertura do programa está prevista para o dia 9 de fevereiro e com a conclusão em agosto do próximo ano.