Levantamento da Fiergs indica que indústria pretende voltar a contratar

Levantamento da Fiergs indica que indústria pretende voltar a contratar

Indicadores mostram que empresas também projetam intensificar as compras de matérias-primas

Correio do Povo

publicidade

O Indicador de Emprego da Songadem Industrial divulgado nesta quarta-feira pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) revela estabilidade depois de 33 meses de queda. O índice alcançou 49,7 pontos em feveireiro, na compação com janeiro de 2017. 

Conforme o levantamento, o índice da produção industrial atingiu a mesma pontuação, mostrando que ficou estável em relação ao primeiro mês do ano. Para efeito de comparação, no mesmo período de 2016 o indicador estava em 45,7 pontos e, em 2015, em 40,6. Já a Utilização da Capacidade Instalada, mesmo registrando um aumento de três pontos, chegou a apenas 66% em fevereiro. O índice permanece mostrando atividade baixa, ainda que tenha alcançado o maior valor desde abril de 2014.

De acordo com a Fiergs, diante da perspectiva apresentada, os empresários gaúchos revelam um maior otimismo para os próximos seis meses. O índice de demanda alcançou 58,9 pontos em março, uma impressão positiva que não ocorria desde abril de 2013 (61 pontos). Nesse cenário mais favorável, o levantamento aponta que a indústria gaúcha pretende aumentar o emprego (51,5 pontos) pela primeira vez desde abril de 2014 e que as empresas projetam também intensificar as compras de matérias-primas (56,3).

Da mesma forma, o indicador de exportação, mesmo baixando de 56,8 em fevereiro para 55,9 pontos em março, sugere expansão. Além disso, a intenção de investimento voltou a crescer e atingiu 48,6 pontos em março, maior nível em 25 meses, ante os 41,4 observados em fevereiro.

Os indicadores da Sondagem Industrial variam de zero a 100 pontos. Valores menores que 50 indicam queda da produção e do emprego, expectativas negativas e estoques abaixo do esperado. A pesquisa, realizada entre 2 e 14 de março, ouviu 244 empresas sendo 60 pequenas, 87 médias e 97 grandes.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895