Licença autoriza construção de nova usina nuclear em Angra

Licença autoriza construção de nova usina nuclear em Angra

Presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear acredita que novo reator possa estar em operação até 2016

AE

publicidade

O presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Odair Dias Gonçalves, afirmou nesta segunda-feira que a licença de construção concedida ao projeto de Angra 3 permite o início das obras do prédio do reator. "Esse é o marco zero do projeto", afirmou.

O executivo explicou que a comissão estabeleceu 30 condicionantes para que a Eletronuclear obtenha as próximas licenças necessárias. A sua previsão é que a usina comece a operar entre 2015 e início de 2016. Ainda faltam três etapas de licenciamento a serem ultrapassadas. Para Gonçalves, a licença de uso de material radioativo deve ser liberada em 2014.

O presidente do CNEN lembra que a semelhança do projeto com o da usina de Angra 2 facilitou a análise do projeto pelo órgão. Além disso, barateou o custo do licenciamento. Segundo ele, o custo para o órgão foi de US$ 20 milhões, cifra que equivale a 20% do valor médio de um licenciamento de usina nuclear.

O presidente destacou ainda que, independente de quem vencer as próximas eleições presidenciais, o programa nuclear brasileiro deve seguir em frente. Isto porque hoje já se tem uma visão clara da necessidade de diversificar a matriz energética.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895