O LIDE RS, em parceria com instituições de ensino, promoveu nesta quinta-feira o evento de lançamento do movimento Educação para o Futuro, marcando o início de uma série de iniciativas que buscam transformar a educação.
O encontro contou com a presença de lideranças do setor educacional, empresarial e da sociedade civil, reforçando a importância de unir forças para adequar a educação às demandas do mercado de trabalho e da inovação tecnológica.
O presidente do Sistema LIDE RS e SC, Delton Batista, declarou que as próximas etapas do movimento incluirão a formação de um comitê composto por representantes de empresas, sociedade civil, especialistas e organizações do terceiro setor. Instituições como Junior Achievement, South Summit e Instituto Caldeira, além de representantes da OAB e da Assembleia Legislativa, estarão envolvidas no processo.
Entre as principais ações planejadas, Batista mencionou a criação de um manifesto com diretrizes voltadas à sociedade e à imprensa, além de comitês de trabalho temáticos que irão focar em parcerias público-privadas, visando aproximar empresas de instituições de ensino e projetos de inovação aberta.
“Teremos um calendário de eventos regionais nas principais cidades do Rio Grande do Sul, reunindo empresários, especialistas e universidades para discutir a educação do futuro”, disse Batista, reforçando a ambição do movimento em implementar iniciativas ao longo do tempo.
A UniRitter é embaixadora do Movimento Lide no Rio Grande do Sul. A diretora da instituição, Rachel Ballardin, enfatizou que a próxima fase da ação terá encontros regulares que abordarão temas como formação de professores, competências para o mercado de trabalho e o uso da inteligência artificial nas escolas.
“Nosso intuito é integrar esses diversos atores para desenvolver iniciativas que coloquem os estudantes diante de problemas reais desde o primeiro semestre de sua formação. Essa é uma oportunidade valiosa para criar uma rede de conexões que inclua outras instituições, visando, sempre, formar profissionais preparados para o futuro do trabalho”.
A CEO da Fruki Bebidas, Aline Eggers, destacou a importância da conseguir captar o melhor da nova geração de profissionais, e a necessidade de programas de desenvolvimentos focados em formação de líderes. Aline falou sobre o processo de recrutamento e desenvolvimento de talentos dentro da Fruki, enfatizando que a empresa busca pessoas não apenas pelo conhecimento técnico, mas principalmente pela atitude e vontade de aprender, o “brilho nos olhos”.
Ela revelou que a contratação é focada em habilidades comportamentais, e há uma valorização contínua do desenvolvimento, com parcerias com instituições de ensino e programas de formação, como o Aprendizes, em colaboração com o Senai.
“A Fruki foca muito na formação dos líderes, para que esse líder trate a sua equipe com todo o respeito, inclusão. Dê as oportunidades e imparcialidade na hora de tomar decisões. Para que tenha sensibilidade de entender, de acolher as pessoas”, declarou.
O vice-presidente de Operações das Marcas da Ânima Educação, Abílio Gomes, ressaltou a importância de conectar a educação ao mercado de trabalho, à inovação e à criatividade. “Este evento representa um pontapé inicial na transformação do país pela educação, em parceria com as empresas e a sociedade. Especialmente aqui no Rio Grande do Sul, acreditamos na força da UniRitter como uma mola propulsora para esses avanços”.