LIDE RS mantém foco na agenda da competitividade para 2022

LIDE RS mantém foco na agenda da competitividade para 2022

"As ações estão sendo feitas para trazer mais turistas, investimentos e negócios para a Capital”, afirmou Eduardo Fernandez, presidente da entidade

André Malinoski

publicidade

A agenda da competitividade permanecerá sendo o principal foco do Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul (LIDE) em 2022. O presidente da entidade, Eduardo Fernandez, avaliou as realizações deste ano e projetou a próxima temporada, durante entrevista para a imprensa, realizada ontem, no 10º andar da sede da organização no bairro Higienópolis, em Porto Alegre.

“Foi um ano de retomada. Tínhamos a esperança de iniciarmos de forma sustentável e com a pandemia erradicada. Mas tivemos logo no início do ano uma nova cepa mais forte que impactou de forma negativa a economia. Trabalhamos muito no primeiro semestre a questão da vacina. Entendemos que a vacina seria o único caminho para a retomada e desenvolvemos o quanto isso seria importante para a retomada junto aos agentes públicos e empresas. Com o processo da vacina mais avançado, tivemos uma retomada presencial no segundo semestre. Convidamos o prefeito eleito Sebastião Melo para falar sobre o que estava sendo feito na cidade, para a retomada do protagonismo. Porque, infelizmente, Porto Alegre vinha perdendo o protagonismo no cenário nacional. E as ações estão sendo feitas para trazer mais turistas, investimentos e negócios para a Capital”, afirmou Eduardo Fernandez, citando também o convite feito ao presidente da Assembleia Legislativa gaúcha, Gabriel Souza, e o processo de interiorização, com visitas do LIDE RS a Bento Gonçalves e Nova Petrópolis.

O dirigente ressaltou que a economia não gira apenas em torno do que acontece na Capital, mas engloba as demais regiões gaúchas. Turismo, indústria e comércio estiveram em pauta com esses municípios. “A perspectiva é trabalhar nossa agenda de competitividade mais forte em 2022”, antecipou. Entre os principais projetos, o mandatário acredita que o próximo ano será desafiador, pois neste momento há aumento da inflação e da taxa de juros.

“O setor privado é muito dinâmico e se adapta a diversas situações. Não é a primeira vez nem será a última que passaremos por esse cenário. Entendemos que a transformação passa pelo setor privado, onde traremos temas como infraestrutura, educação, segurança, saúde, tecnologia, inovação, ESG (abreviatura de Environmental, Social and Governance, usada para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa). Todas essas pautas darão prioridade ao setor privado”, observou, destacando outras áreas de investimentos como o agronegócio.

Acerca de 2022 ser um ano político, Eduardo Fernandez comentou que o LIDE RS está aberto para quem tem pautas semelhantes. “Somos uma entidade apartidária. Nossa bandeira é a competitividade, o desenvolvimento econômico e social. Ouviremos aqueles que queiram trabalhar com essas pautas. Colocaremos as nossas demandas para os candidatos que estejam postulando algo tanto no Executivo quanto no Legislativo. Nossa agenda sempre foi trabalhar com os poderes. A agenda de competitividade precisa de segurança jurídica. Apoiaremos aqueles candidatos que tiverem essa agenda”, concluiu.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895