Mais de 50 mil gaúchos declararam o Imposto de Renda no início do prazo, nesta quarta-feira

Mais de 50 mil gaúchos declararam o Imposto de Renda no início do prazo, nesta quarta-feira

Aplicativo da Receita Federal ainda registra erro no acesso, nas primeiras horas de entrega das declarações

Kyane Sutelo

publicidade

Começou nesta quarta-feira o prazo para entrega das declarações de Imposto de Renda. A primeira hora teve 780 mil registros no Brasil e 50 mil no Rio Grande do Sul, conforme a Receita Federal. Apesar dos milhares de gaúchos que conseguiram fazer a entrega, o aplicativo do órgão ainda apresentava erro de acesso pela manhã. Em coletiva de imprensa, representantes da Receita Federal informaram que uma sala de situação é montada todo ano, para gerir as dificuldades que costumam surgir nas primeiras semanas e devem ser corrigidos em breve.

Novidades foram apresentadas para as declarações neste ano e a expectativa do órgão é que aumente o número de entregas. No Estado, está previsto que entre 2,69 milhões e 2,76 milhões de pessoas entreguem o documento no prazo estipulado, que vai até 31 de maio. No país, são esperadas entre 38,5 milhões e 39,50 milhões. “A intenção é cada vez facilitar mais a entrega”, afirmou a superintendente-adjunta da Receita Federal no RS, Maria Angélica Flores Orth. O cronograma de pagamento das restituições segue dividido em 5 lotes a serem pagos em: 31 de maio, 30 de junho, 31 de julho, 31 de agosto e 29 de setembro deste ano.

Novidades

Dentre as principais mudanças na declaração de Imposto de Renda para 2023 está a possibilidade da pré-preenchida desde o primeiro dia, em que o documento inicia com informações completadas pela própria Receita Federal, de acordo com dados verificados anteriormente do contribuinte. Essa modalidade é válida para todas as opções de preenchimento, a pessoas que possuam conta no sistema gov.br nos níveis prata e ouro. Porém, o órgão alerta que é preciso fazer a conferência dos dados e retificação, caso alguma informação não esteja correta.

Também houve mudança nas prioridades de pagamento das restituições, utilizando também como critério quem pagar via pix, pelo CPF. Conforme a superintendente-adjunta da Receita Federal no RS, a medida facilita tanto para o contribuinte como para o órgão, visto que eram frequentes erros no preenchimento dos dados bancários para pagamento. Além destas modificações, a partir de agora será possível autorizar um terceiro, a fazer a sua declaração, usando os dados da pré-preenchida, não necessitando que seja contador. O documento é válido por seis meses e cada pessoa pode receber até 5 autorizações. Ainda houve a liberação de quem investiu menos de R$ 40 mil na bolsa de valores de declarar o imposto de renda.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895