Mercado de energia solar é tema de fórum estadual na Fiergs, em Porto Alegre

Mercado de energia solar é tema de fórum estadual na Fiergs, em Porto Alegre

Evento conta com 16 empresas expositoras e mais de 500 profissionais inscritos

Felipe Faleiro

publicidade

Discussões sobre o mercado de energia solar no Estado e seus desafios marcaram a realização da sexta edição do Fórum de Geração Distribuída com Fontes Renováveis no Rio Grande do Sul. O evento ocorreu nesta quinta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs), em Porto Alegre. Ao todo, 16 empresas expuseram suas novidades no segmento, e mais de 500 profissionais se inscreveram para acompanhar as palestras, tanto presencialmente quanto no formato online.

Terceira fonte de energia mais utilizada no Brasil entre as renováveis, a energia solar representa grandes oportunidades de investimento, somado ao financiamento facilitado de painéis fotovoltaicos, hoje vistos com facilidade em residências e negócios de todos os tipos. “Este mercado vem crescendo exponencialmente também quanto aos empregos gerados. O evento vem para apresentar soluções completas na busca de redução de custos na geração de energia elétrica limpa”, afirma Edilson Luiz Deitos, coordenador do conselho temático de Energia Elétrica da Fiergs.

Frederico Boschin, membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Geração Distribuída (AGBD), apresentou panoramas atuais e projeções futuras para este mercado no painel de abertura. “Devemos atingir 20% da matriz energética brasileira composta pela geração própria”, pontuou. Emilso de Medeiros, proprietário de uma pequena empresa integradora de Viamão, na região metropolitana, esteve presente e veio conferir as novidades trazidas pelas companhias.

“O evento não é novidade para mim, mas é sempre bom ficar de olho nas tendências para estar atualizado sobre o setor em geral”, afirmou. Empresas integradoras funcionam como um elo entre as distribuidoras de equipamentos para esta tecnologia e os clientes, fornecendo materiais, ferramentas e a instalação, por exemplo. O país tem também mais de 20 mil empresas que atuam com energia solar.

No âmbito nacional, o Rio Grande do Sul está muito bem posicionado na geração distribuída, geralmente associada às fotovoltaicas. Atualmente, o Estado tem por volta de 118 mil unidades consumidoras diretas de fontes solares. O Fórum de Geração Distribuída com Fontes Renováveis, que havia sido foi realizado no formato virtual nos dois últimos anos pela Fiergs, retornou no esquema híbrido na edição atual.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895