Mercedes aguarda definição sobre IPI para aprovar nova fábrica no Brasil

Mercedes aguarda definição sobre IPI para aprovar nova fábrica no Brasil

Vice-presidente diz que exigência de conteúdo nacional dificulta projeto

Danton Júnior / Correio do Povo

Mercedes aguarda definição sobre IPI para aprovar nova fábrica

publicidade

Após a alta de 30 pontos percentuais no IPI para veículos importados, a montadora alemã Mercedes-Benz aguarda uma definição da política de governo para o setor automotivo para decidir sobre a viabilidade de instalar uma nova fábrica no Brasil. Segundo o vice-presidente de vendas da marca no país, Joachim Maier, a decisão será tomada em até três meses após o anúncio do governo.

"Tenho um pouco de temor de que não vai sair uma política de atrair novos investimentos de uma marca como a Mercedes-Benz, porque somos uma marca de volume", disse o executivo, durante o lançamento da nova concessionária Savarauto, nesta quarta-feira, em Porto Alegre.

De acordo com ele, a exigência do governo com os conteúdos nacionais (a taxa de 30% é para produtos com menos de 65% de suas peças fabricadas no país) torna mais difícil a execução do projeto. "Imagino que pelo menos dois ou três meses após eles decidirem a política vamos bater o martelo de sim ou não", afirmou.

Localizada na avenida Nilo Peçanha, próximo ao shopping Iguatemi, a nova concessionária segue os novos padrões desenvolvidos pela montadora alemã. Segundo Maier, este conceito, que está sendo desenvolvido em todo o mundo, faz com que o cliente possa sentir mais de perto a marca. "É uma arquitetura mais leve e mais moderna, e com mais luz", detalhou.

Mesmo com o IPI elevado, a meta da concessionária é atingir um resultado próximo do registrado no ano passado, quando foram vendidos cerca de 660 veículos na Capital. "Apesar de todos os problemas e do aumento de impostos para os nossos produtos, o Brasil tem crescido", explicou o gerente da Savarauto, Eliseu Pereira. "Tudo vai depender do governo: se ele aumenta o IPI ou não. Se as coisas andarem positivamente, com certeza vamos alcançar este número", disse.

De acordo com Pereira, a alta do IPI só não afetou mais as vendas porque houve um acerto da rede de concessionárias com a fábrica, que repassou cerca de 10% índice. "Isso fez com que o preço do carro ficasse ainda bem posicionado para continuarmos concorrendo neste mercado", afirmou o gerente.


Bookmark and Share
 

Azeite gaúcho conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” do Guía ESAO

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895