Metalúrgicos temem que aumento do IPI provoque demissões no RS
A partir desta quinta-feira veículos voltam a ter alíquotas sem descontos
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“A volta do IPI para os veículos significa desemprego. Não há como precisar esse tipo de impacto, mas é evidente que o aumento no valor no carro vai provocar uma diminuição de vendas e possivelmente o aumento do desemprego no setor. Eu até acredito que o governo vá buscar outras medidas para evitar esse transtorno, mas que vai haver uma queda nos postos, vai haver”, disse Carneiro. Ele lembrou que a GM, com fábrica em Gravataí, já diminuiu o número de funcionários, o que pode amenizar a redução dos postos de trabalho.
Para os veículos com motor entre 1 e 2 litros flex, a alíquota do IPI subiu de 9% para 11%. Para carros com motor maior do que 2.0 litros, já era válida a alíquota normal (sem desconto), de 18% para os flex e 25% para os movidos a gasolina. O IPI para os utilitários passou de 3% para 8%. A Anfavea, associação que representa montadoras estima que com IPI cheio, os valores dos carros devem subir, em média, 4,5%.