Segundo reportagem publicada pela versão digital do jornal El País, Botín morreu na capital espanhola, onde residia, após um ataque cardíaco. No comunicado, no entanto, o Santander não confirmou a causa da morte.
A nota enviada pelo banco ao mercado espanhol informa que "de acordo com o previsto no artigo 24 do regulamento do conselho, a comissão de nomeações e remunerações e o conselho de administração se reunirão durante o dia de hoje para designar o novo presidente do banco".
Emilio Botín-Sanz de Sautuola y García de los Ríos nasceu em 1934 na cidade de Santander, balneário no norte espanhol berço do grupo financeiro. O banqueiro ingressou ao conselho de administração do Santander em 1960. À frente da presidência, Botín foi o grande responsável pelo forte crescimento da instituição financeira dentro do país - onde comprou o Banesto e o Central Hispano - e fora da Espanha, onde fincou fortes raízes na América Latina e outros países como Estados Unidos após aquisições bilionárias, como a do Banespa no Brasil e do Sovereign Bank nos EUA.