Nasdaq paga multa de U$10 mi por falhas na estreia do Facebook na bolsa

Nasdaq paga multa de U$10 mi por falhas na estreia do Facebook na bolsa

Problemas técnicos implicaram em atraso na entrada ao mercado de ações e nas ordens de compra

AFP

publicidade

A plataforma eletrônica de negociação Nasdaq concordou nesta quarta-feira a pagar uma multa de 10 milhões de dólares por problemas técnicos ocorridos no ano passado na estreia do Facebook na bolsa. O regulador do mercado acionário norte-americano, SEC, informou que esta era a maior multa já imposta a uma plataforma de negociação.

Os problemas técnicos implicaram um atraso na entrada ao mercado de ações e nas ordens de compra no dia 16 de maio de 2012, dia da estreia na bolsa, em que o Facebook arrecadou 16 bilhões de dólares. Após um acordo entre Nasdaq e a SEC, a plataforma se comprometeu a pagar a multa para pôr fim ao processo, embora ainda estejam pendentes as causas de investidores que registraram perdas por causa da falha técnica.

No comunicado, a SEC informa que nesse dia mais de 30.000 ordens de compra e venda permaneceram bloqueadas durante mais de duas horas, enquanto deveriam ter sido executadas automaticamente ou anuladas.
O desempenho do Facebook na bolsa não atingiu as expectativas geradas. A ação começou a ser cotada a um preço de 38 dólares em maio, mas despencou rapidamente até atingir o mínimo de 17,73 dólares em setembro, se recuperando levemente em seguida, mas sem voltar ao nível inicial.

Bookmark and Share

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895