Economia

Negociações sobre tarifaço continuam sem interferência eleitoral, diz ministro

Márcio Elias Rosa afirmou que governo aguarda termo de referência para continuidade das tratativas

Ministro Márcio Rosa afirmou que negociações de tarifaço seguem sem interferência eleitoral
Ministro Márcio Rosa afirmou que negociações de tarifaço seguem sem interferência eleitoral

O ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, afirmou nesta quinta-feira, 8, que as negociações sobre as tarifas com os Estados Unidos continuam e não sofrem interferência do processo eleitoral brasileiro.

"Nós estamos discutindo comércio exterior. É compra e venda de bens e serviços, e ponto final. Quem quiser colocar eleição na mesa não terá o Brasil como um dos negociadores", disse a jornalistas antes do evento Conexões Produtivas, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

Segundo o ministro, o diálogo com autoridades americanas às margens do G20, na semana passada, foi positivo.

Ele explicou que o governo brasileiro agora aguarda o envio de um termo de referência por parte dos Estados Unidos, o que deve ocorrer em três ou quatro semanas, para que a negociação possa continuar. "Eu imagino que no começo do mês que vem a gente receba esse documento, possa publicizar e responder para os EUA fazendo as ofertas", disse o ministro.

Ele reiterou, no entanto, que o Brasil mantém a posição de não fazer concessões unilaterais, citando a abertura integral do mercado para indústrias químicas e automotivas sem reciprocidade o controle sobre minerais críticos e interferência no sistema de pagamentos Pix.

"Eu espero que o Brasil jamais aceite o que foi proposto no passado, ainda que voltem a propor. Porque seria a submissão do país aos interesses de outra nação, o que é absolutamente indigno, incompatível com a nossa grandeza, com a relevância do nosso país", declarou o ministro.

Veja Também

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio