Nove postos de Porto Alegre são notificados por aumento de preços

Nove postos de Porto Alegre são notificados por aumento de preços

Procon da Capital quer receber justificativas dos estabelecimentos sobre a alteração da gasolina

Rádio Guaíba

Procon da Capital quer receber justificativas dos estabelecimentos sobre a alteração da gasolina

publicidade

Postos de combustíveis aumentaram nesta quinta-feira os preços do litro da gasolina, segundo levantamento realizado pelo Procon de Porto Alegre. Foram encontrados, nas bombas, valores entre R$ 3,49 a R$ 3,99. Em decorrência desse aumento, foram vistoriados estabelecimentos das avenidas Ipiranga, Farrapos e dos Estados. Durante a ação foram expedidas nove notificações para que os estabelecimentos apresentem ao órgão as justificativas para o aumento.

O Procon recomenda que o consumidor faça pesquisa de preços e, assim, privilegie estabelecimentos que pratiquem os menores valores de mercado. “A redução no valor do combustível só se verifica quando há queda no consumo, sendo a regulação dos preços um poder do consumidor”, frisou o diretor executivo do Procon Porto Alegre, Cauê Vieira.

Ele salienta que o Procon não fiscaliza o preço do combustível, já que a fixação desse valor no mercado é livre. “Mas fiscalizamos a conduta do fornecedor, a fim de verificar se há abusividade na fixação dos valores”, explica.

Durante o período de notificações dos postos, caso a fiscalização do Procon verifique a coincidência de preços ou movimentação conjunta de valores por grupos de postos de combustíveis, o órgão da prefeitura remete os casos para o conhecimento do Ministério Público e da Delegacia do Consumidor.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895