Economia

O que empresários gaúchos buscam em Lisboa

Missão gaúcha promovida pela Fecomércio prevê uma série de atividades nesta semana na capital portuguesa

Grupo de empresários terá imersão em Lisboa nesta semana
Grupo de empresários terá imersão em Lisboa nesta semana Foto : Mauren Xavier/ Especial / CP

A partir desta segunda-feira terá início oficialmente a missão empresarial articulada pela Fecomércio em Lisboa, Portugal. Ao longo de uma semana, o grupo, formado por cerca de 20 empresários de diferentes segmentos ligados ao comércio, serviços e à acadêmia, cumprirá uma intensa agenda voltada, entre outros, à inovação e ao intercâmbio de ações.

Segundo o diretor executivo do Instituto Fecomércio de Pesquisa (IFEP) e coordenador da missão, Lucas Schifino, o conceito da missão passa por dois pilares principais. O primeiro é o de imersão do grupo em uma nova realidade, permitindo o aprendizado e desenvolvimento empresarial, além do contato direto com empresas e executivos. O segundo é permitir conexões que sozinhos os empresários não conseguiriam ou teriam mais dificuldade de acesso.

"É uma oportunidade que só nós temos a oferecer", ressaltou.

Essa concepção alinha-se diretamente com a programação. Nesta segunda-feira, o grupo participa de um curso executivo de inteligência artificial para o comércio e serviços na Universidade Nova de Lisboa (IMS), que é uma das referências no tema. A expectativa é conhecer de perto o estágio em que a aplicação de IA encontra-se e o que pode ser levado ao Estado.

"Portugal tem surpreendido cada vez mais. E as potencialidades são muito grandes", avaliou o presidente da Fecomércio, Luiz Carlos Bohn.

Curtas

  • Direto de Lisboa vem a informação de que a expectativa é grande com o projeto de Natal no Centro de Porto Alegre neste ano. O lançamento oficial deve ocorrer nas próximas semanas e envolverá a região do Cais Embarcadero e o comércio.
  • O fuso horário de Portugal em relação ao Brasil é de quatro horas, até o próximo domingo, quando termina o horário de verão europeu. Enquanto isso, no Brasil, a adaptação foi adiada novamente.
  • O assalto ao Museu do Louvre, em Paris, tomou conta do noticiário nos principais portais de Portugal neste domingo. CNN Portugal cita assalto de "valor incalculável". SIC Notícias destaca que "coroa com mais de mil diamantes foi encontrada na rua danificada". Lusa, rede pública de comunicação, também cita que foram levadas "nove peças" do museu.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio