Ovo de Páscoa encolhe cerca de 40% neste ano

Ovo de Páscoa encolhe cerca de 40% neste ano

Para driblar a crise, estratégia é oferecer produtos menores

Correio do Povo

Preços devem subir até 10%

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Para driblar a crise econômica e manter a produção e a venda de chocolate na Páscoa em 20 mil toneladas em 2016, a mesma marca de 2015, as indústrias estão reduzindo a média do tamanho dos ovos, que já começam a decorar áreas das lojas de varejo, em cerca de 40%.

Mesmo tendo reajustado o preço do chocolate em até 10%, com a estratégia de oferecer ovos menores, os fabricantes acreditam que o consumidor não deixará de comprar o tradicional presente de Páscoa, apesar dos salários corroídos pela inflação.

“Os ovos diminuíram de tamanho. Se a média era de 400 gramas em 2015, este ano será de 250 gramas. “A expectativa é que o consumidor não deixe de comprar em meio ao cenário de perda de renda e desemprego, diz Ubiracy Fonseca, vice-presidente de Chocolates da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim Balas e Derivados (Abicab).

No ano passado foram fabricados 80 milhões de ovos. Este ano, com a mesma quantidade de chocolate, calcula-se produção de 88 milhões. Fabricantes afirmaram que os reajustes nos preços no varejo vão variar de 6% a 10%. Eles confirmam também a redução do tamanho dos ovos. Levando em conta o valor do grama do chocolate os aumentos são maiores e chegam a 35%, caso do Galak, chocolate branco da Nestlé, que “encolheu” de 230g para 210g, mas teve uma alta de preço, em média, de R$ 25,88 para R$ 34,98.

Em lojas da Kopenhagen, só é possível encontrar neste ano o ovo Cherry Brandy de 540 gramas. Em 2015, ele pesava 720 gramas. O preço passou de R$ 220 para R$ 185,70. Na Arcor, o maior ovo pesa 220 gramas. Os itens da linha infantil da marca são menores, entre 100g e 150g, e variam de R$ 34 a R$ 45. Para quem quer gastar menos, há uma opção de ovo de 45 gramas a R$ 6,99. Estes valores foram verificados no mercado de São Paulo.

A Nestlé e a Lacta decidiram concentrar a produção nas opções preferidas do consumidor em tamanhos reduzidos. Um exemplo é o Especialidades de 750 gramas, que este ano vem na versão de 350 gramas. O Sensação e o Prestígio, que tinham 350 gramas e 360 gramas, passaram a ter 240 gramas. 

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