Pandemia por coronavírus derruba confiança do industrial gaúcho, aponta Fiergs

Pandemia por coronavírus derruba confiança do industrial gaúcho, aponta Fiergs

Pesquisa aponta otimismo em relação às perspectivas futuras

Correio do Povo

publicidade

Os potenciais impactos da crise provocada pelo coronavírus na economia abalaram o otimismo dos empresários gaúchos. É o que aponta Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI-RS), divulgado nesta quinta-feira pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O ICEI-RS atingiu 61 pontos em março, recuo de 5,9 pontos ante fevereiro, a maior queda desde junho de 2018 (-6,2). 

Apesar da queda, o índice manteve-se acima dos 50 pontos e de sua média histórica, o que denota um nível de confiança ainda elevado entre os empresários. Embora todos os componentes do ICEI-RS tenham caído, permaneceram superiores a 50, em patamares elevados. O Índice de Condições Atuais baixou de 60,2, em fevereiro, para 55,9 pontos, em março. No que se refere à economia brasileira, o índice caiu de 62,8 para 55,4 pontos entre esses meses. Nesse período, a parcela de empresário que avaliam a economia brasileira como melhor diminuiu de 56,3% para 37,6%, subindo o percentual dos que percebem piora de 4,9% para 16,1%. As condições das empresas continuaram melhorando, mas o índice também caiu ante fevereiro: de 58,8 para 56,1 pontos.

Futuro

Em relação às perspectivas futuras, o otimismo continua alto, em março, entre as empresas que responderam a pesquisa, com o indicador em 63,6 pontos. Na comparação com fevereiro, porém, quando foi de 70,3 pontos, houve queda significativa. A maior influência negativa decorre das expectativas para a economia brasileira, componente que marcou 61,2 pontos em março, uma redução de 8,3 pontos frente ao mês anterior. Entre as empresas, 52,5% esperam melhora da economia brasileira em março (eram 76% em fevereiro), e 7,8%, piora (eram 0,5% em fevereiro).

Da mesma forma, as expectativas com as próprias empresas ficaram menos positivas em março em relação às de fevereiro: o índice caiu de 70,6 para 64,8 pontos. A pesquisa foi realizada com 205 empresas, sendo 44 pequenas, 63 médias e 98 grandes, entre 2 e 11 de março. 


Costura sob medida realiza sonhos

Estilista Cleide Souza produz o vestido ideal para noivas, formandas e debutantes

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895