Pelo menos 40 já aderem a plano de demissões da AGCO em Santa Rosa

Pelo menos 40 já aderem a plano de demissões da AGCO em Santa Rosa

Empresa abriu vagas para demissão voluntária e deve dispensar um total de 153 trabalhadores

Ananda Müller / Rádio Guaíba

Empresa deve suspender contratos de 147 trabalhadores ainda neste mês

publicidade

A empresa do setor de metalurgia AGCO, de Santa Rosa, no Noroeste do Estado, deu início nesta terça-feira a um Plano de Demissão Voluntária (PDV) anunciado pela empresa no mês passado. De acordo com o presidente do sindicato que representa a categoria na região, João Roque dos Santos, pelo menos 40 trabalhadores já aderiram. Neste caso, os colaboradores terão o pagamento integral dos direitos trabalhistas mais bonificação. No total, foram oferecidas 77 vagas para PDVs. Outros 76 funcionários também serão desligados ainda hoje.

Ainda em abril outros 147 trabalhadores terão o contrato suspenso por quatro meses, prazo dentro do qual seguirão recebendo os salários de modo integral, mas pagos por duas fontes: em parte pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e o restante pela empresa. Nesse período, a AGCO deixa de arrecadar fundo para o INSS, mas os funcionários receberão cursos de qualificação. Ao final desse prazo, os trabalhadores voltarão à empresa. O 13º salário, conforme a AGCO, também está garantido.

O sindicato fala que a alegação da empresa para a medida é relacionada à queda no volume de produção. De janeiro de 2014 até abril foram 1,2 mil demissões no setor, apenas dentro do total abarcado pelo sindicato. O número pode ser ainda maior, pois o desligamento de funcionários com menos de um ano de casa não precisa tramitar pela entidade.

Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895