Pesquisa aponta que filhos são quem mais vão ganhar presentes na Páscoa
Dados também mostram queda na procura por ovos de Páscoa

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De acordo com uma pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de POA (CDL POA), os filhos são os protagonistas entre os públicos mais lembrados para receberem presentes nesta Páscoa, representando 50% de quem será presenteado. Depois deles estão os cônjuges (32,1%) e pais (28,%).
O levantamento, feito em parceria com a Vitamina Pesquisa, ouviu 302 pessoas com intenção de compra para a data e teve a participação de homens e mulheres, entre 18 anos e 70+, pertencentes às classes sociais A, B e C em Porto Alegre.
Ainda que o chocolate permaneça sendo o principal símbolo da Páscoa, os ovos não ocupam mais o topo do ranking dos desejos entre os consumidores de Porto Alegre. Para 56,6% dos entrevistados, a compra de ovos de Páscoa diminuiu em relação aos anos anteriores, principalmente devido ao aumento dos preços.
Já chocolate em outros formatos subiu na preferência, sendo escolhido por 48,7% dos consumidores, à frente até dos próprios ovos, que aparecem com 43% das intenções de compra. A busca por opções mais econômicas reflete o quadro econômico da população: a maioria (52,3%) avalia sua situação financeira como estável, sem dívidas, mas também sem sobra de recursos.
"Mesmo diante de desafios econômicos, a Páscoa mobiliza o varejo e o consumo. O consumidor busca manter a tradição, mas de forma mais racional, com alternativas ao tradicional ovo de chocolate", destaca o presidente da CDL POA, Irio Piva.
Além do chocolate, a pesquisa apontou oportunidades para o varejo explorar outras categorias de presentes, como brinquedos, livros, perfumes e itens personalizados. O movimento indica que há espaço para diversificar as ofertas e atrair quem valoriza alternativas mais acessíveis ou diferentes do tradicional ovo de Páscoa.
Sobre o valor a ser investido, 48% pretendem desembolsar entre R$ 201 e R$ 500, enquanto 30,8% estimam um gasto entre R$ 101 e R$ 200. Apenas 5,3% afirmaram que devem gastar mais de R$ 500 com presentes de Páscoa.
Além disso, como o domingo de Páscoa será seguido pelo Dia de Tiradentes (21), os dados da pesquisa apontam que o feriadão pode motivar outras atividades. “As pessoas demonstraram intenção para viajar ou passear, e isso significa uma ótima oportunidade para o setor de serviços, hotelaria e gastronomia”, complementa Irio Piva.