Pesquisa questiona empresários sobre retomada do crescimento econômico de Porto Alegre

Pesquisa questiona empresários sobre retomada do crescimento econômico de Porto Alegre

Resultados foram apresentados, nesta quinta-feira, em evento no Instituto Caldeira

Cláudio Isaías

Resultados foram apresentados, nesta quinta-feira, em evento no Instituto Caldeira

publicidade

O que Porto Alegre precisa para que consiga retomar, com solidez, uma trajetória de prosperidade e crescimento econômico. O questionamento partiu do vereador Felipe Camozzato (Novo), presidente da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal e da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e da Desburocratização, para empreendedores e lideranças empresariais da Capital, durante uma série de entrevistas realizadas entre os meses de agosto e setembro. O trabalho resultou no estudo "Sentimentos e perspectivas de lideranças empresariais sobre o ambiente de negócios em Porto Alegre", que foi apresentado nesta quinta-feira por Camozzato durante evento no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Segundo o vereador, foram feitas cinco perguntas aos entrevistados: Quais os principais diferenciais de Porto Alegre?; Quais os maiores obstáculos para empreender aqui?; O que te faz permanecer em Porto Alegre?; Quais as expectativas em relação ao futuro?; e o Que fazer para melhorarmos competitivamente?.

Conforme Camozzato, a Capital vive um momento de grandes expectativas com relação ao futuro. "O legislativo municipal tem o papel importante para que os anseios dos empreendedores e das lideranças empresariais se concretizem", ressaltou. O vereador disse que trabalho buscou entender melhor como os entrevistados estão vendo o atual momento da cidade. "A ideia é saber o que precisa ser melhorado em Porto Alegre e foi traçado um panorama sobre o ambiente de negócios, bem como de perspectivas para a melhoria da competitividade da cidade", explicou.

As respostas mais citadas pelos entrevistados foram: a boa qualificação da mão de obra; o baixo custo da mão de obra; ser Capital e estar bem situada geograficamente; ter um ambiente político favorável e possui um ecossistema empreendedor desenvolvido.

Com relação as principais diferenciais de Porto Alegre, as lideranças empresariais responderam da seguinte maneira: "Porto Alegre tem três dos dez melhores cursos de computação do Brasil. Formamos aqui pessoas com qualificação similar a de profissionais de ponta no Mundo" (Cristiano Franco, da Poatek); "Iniciativas como a do Instituto Caldeira são resultado de um empreendedorismo que é latente aqui na cidade" (Cássio Lutz, da Ciclo Empreendedor);  "Conseguimos ter acesso a um capital humano qualificado e de baixo custo. Como em termos produtivos, não temos escala para ganhar na quantidade, precisamos cada vez mais nos aprimorar nessa competição por qualidade" (Gabriel Torres, do Instituto de Estudos Empresariais (IEE).

No estudo, o empresários e os empreendedores destacaram os obstáculos para se desenvolver na Capital: Burocracia excessiva; A cidade não não sabe se vender para fora do estado e país; Falta de valorização das qualidade da cidade; Incapacidade de reter os talentos e Incapacidade de transformar o turismo em vetor da economia.

O levantamento perguntou sobre "O que te faz permanecer em Porto Alegre?. Os entrevistados responderam: Bairrismo: identificação e raízes locais; Percepção de que a cidade está se renovando; Características culturais e alternativas de lazer específicas daqui; Comparado a outros lugares, é mais barato viver e empreender; e Facilidade de se conectar com outras pessoas.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895