Economia

Petrobrás descobre reserva de petróleo e gás no sul da Argentina

Ministro do Planejamento argentino Julio De Vido, afirma que a jazida tem cerca de seis milhões de barris

A Petrobrás Argentina, filial da estatal brasileira, descobriu na província de Santa Cruz, no sul da Argentina, uma nova reserva de petróleo, cujo potencial preliminar é de seis milhões de barris - cerca de 352 milhões de dólares -, anunciou o ministro do Planejamento argentino, Julio De Vido. Segundo a estatal, a descoberta ocorreu durante a perfuração do poço exploratório La Cancha Austral. A jazida está situada em um lugar denominado Estancia Água Fresca, na região da Patagônia.

"O poço foi descoberto pela Petrobrás a uma profundidade de 3.020 metros, o que significa se tratar de petróleo e gás não convencional. O explorado até agora equivale a seis milhões de barris, o que é apenas a metade do explorado. E o valor é de 352 milhões de dólares", detalhou De Vido em coletiva de imprensa. "Esta descoberta faz com que Argentina importe menos petróleo e é um aporte ao superávit da balança comercial", disse o ministro.

A Argentina acaba de nacionalizar 51% da petroleira YPF (ações que estavam em mãos da espanhola Repsol), com o argumento de que a produção de hidrocarbonetas está em queda desde 2008 no país. A YPF é a maior produtora de petróleo (41%), seguida por Panamerican Energy (17%) e em terceiro lugar a Petrobras (6%) na Argentina, segundo o Instituto Argentino de Petróleo (IAP), financiado por empresas do setor. Entre os principais refinadores figuram YPF (54,6%), Shell (14,5%) e Petrobras (14%,1).

O grosso da produção petroleria do país está concentrado no sudeste, na Cuenca Neuquina (44%) e ao extremo sul, na Cuenca del Golfo San Jorge (44%), das províncias sulistas de Santa Cruz e Chubut, segundo o IAP.

Bookmark and Share

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio