Economia

Petrobras: Magda recebe políticos em demonstração de apoio à exploração da Margem Equatorial

Estatal pleiteia liberação do Ibama para perfurar poço exploratório no litoral do Estado

Presidente da Petrobras  reiterou o interesse da estatal na pesquisa e busca por riquezas no estado do Amapá
Presidente da Petrobras reiterou o interesse da estatal na pesquisa e busca por riquezas no estado do Amapá Foto : Wilson Dias/Agência Brasil/CP

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, se reuniu ontem com políticos do Amapá na sede da empresa, no centro do Rio de Janeiro. A Petrobras pleiteia liberação do Ibama para perfurar poço exploratório no litoral do Estado, no bloco FZA-M-59, que pertence à bacia da Foz do Amazonas, uma das cinco que formam a Margem Equatorial.

Segundo a estatal, estiveram no encontro o governador do Amapá, Clécio Luis, e os senadores eleitos pelo Estado Davi Alcolumbre (União Brasil) e Randolfe Rodrigues (PT), todos favoráveis à atividade da Petrobras no estado, como demonstrado desde o ano passado, quando o impasse se instalou. Alcolumbre tem dado declarações públicas sugerindo que o Ibama tem 'boicotado' a exploração da Margem Equatorial.

Um ano e meio após a primeira negativa da licença, o Ibama voltou a sinalizar o indeferimento em parecer técnico. Antes de acolher a recomendação, o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, optou por pedir mais esclarecimentos à Petrobras, em demonstração e boa vontade política. Apesar disso, na quinta-feira, a diretora de Exploração e Produção da Petrobras, Sylvia dos Anjos, se disse otimista e afirmou que a licença 'não deve demorar muito mais tempo' para ser emitida.

Veja Também

Longe do consenso dentro do governo, a questão opõe os ministérios do Meio Ambiente e de Minas e Energia, e já contou com a 'arbitragem' da Advocacia Geral da União (AGU), que tem emitido pareceres favoráveis à estatal. O próprio presidente Lula já falou mais de uma vez em prol da perfuração no Amapá, sob o argumento da grande distância da costa, mais de 500 quilômetros, mas não tem mais abordado o assunto diretamente.

No encontro com a presidente da Petrobras, o governador Clécio Luís defendeu a atuação futura da empresa no estado e afirmou que seu governo está 'ao lado da Petrobras para fazer o que for necessário'. Ele sublinhou a importância da busca por petróleo no litoral do Estado e a potencial geração e emprego e renda associada à atividade. Já Randolfe Rodrigues definiu a reunião como uma demonstração e apoio à Petrobras na questão da Margem Equatorial.

No encontro, informou a Petrobras, Magda reiterou o interesse da Petrobras na 'pesquisa e busca por riquezas no estado do Amapá' e o intuito de beneficiar a população local com as atividades a empresa no estado, além das receitas especiais do petróleo.

Empreendedoras Braskem forma sua quarta turma no RS

O programa é voltado para mulheres que desejam criar ou profissionalizar um pequeno negócio