Petrobras reabriu diálogo com banco do Brics para financiar projetos da companhia, diz Prates

Petrobras reabriu diálogo com banco do Brics para financiar projetos da companhia, diz Prates

Presidente da estatal se reuniu com Dilma Rousseff, atual representante do grupo, nesta sexta-feira para trata sobre o tema

AE

publicidade

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e o diretor de Transição Energética e Sustentabilidade, Maurício Tolmasquim, se reuniram nesta sexta-feira, 1º de setembro, com a presidente do New Development Bank (NDB), o banco do Brics, a ex-presidente da República Dilma Rousseff. O objetivo do encontro foi retomar o contato com a instituição para futuros financiamentos de projetos da estatal, principalmente na área da transição energética, informou Prates.

A pauta da reunião foi voltada à possível análise de novos projetos entre a Petrobras e o NDB nos segmentos de biorrefino, biocombustíveis, hidrogênio verde e geração eólica e solar.

"Nossa reunião com o NDB foi extremamente relevante. Reabrimos o diálogo com a instituição para o financiamento de projetos da companhia, sobretudo na área da transição energética", disse Prates.

A Petrobras e o NDB mantiveram relações comerciais até pouco tempo. Em 2018, a companhia contratou uma linha de crédito junto ao NDB de US$ 200 milhões. O aporte foi destinado a projetos de caráter ambiental nas refinarias Reduc (RJ) e Regap (MG). O financiamento foi integralmente quitado em 2021.

Criado em 2014, o NDB financia projetos de infraestrutura e de desenvolvimento. O banco tem como acionistas o Brasil, Rússia, Índia, África do Sul, Bangladesh, Egito e Emirados Árabes.

A reunião com a NDB encerra a lista de ações realizadas pelo presidente Jean Paul Prates durante a missão estratégica da Petrobras à China. A missão teve início no dia 25 de agosto, assegurando a realização de um total de 17 reuniões e visitas técnicas a empresas e instituições chinesas de Pequim e Xangai.

Acompanharam Prates e Tolmasquim, entre outros, os diretores Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sérgio Caetano, e de Exploração & Produção, Joelson Mendes.

Durante a missão, a Petrobras assinou seis acordos. Foram firmados quatro memorandos de entendimento com a Sinopec, China Energy, CNOOC e CITIC Construction, principais empresas de petróleo e energia locais, além de dois acordos com o Bank of China e o China Development Bank.

As iniciativas são direcionadas a projetos de parcerias no Brasil, China e em outras regiões, como Bolívia e Suriname.


Empreendedor criou negócio para oferecer a receita ‘perfeita’ de xis em Porto Alegre

Quinta unidade inaugurada desde 2020 tem no cardápio lanches, petiscos e pratos

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895